Queremos convidar você a fazer uma viagem, uma viagem mágica, por diversos países, culturas, hábitos, épocas, onde sua imaginação quiser e você se permitir...

Viajar pelas páginas de nossos livros, por vários gêneros, escritores anônimos e ilustradores e também os ilustres escritores: romances, aventuras, comédias, mistérios, épicos, auto-ajuda, poéticos, didáticos... toda leitura faz o ser humano conhecer, abranger, crescer...

Neste blog vamos divulgar, sugerir, incentivar, um espaço para interagir com você, que vai ser nosso seguidor ou dar apenas uma espiadinha, mas será sempre bem-vindo, como aquele amigo que senta para tomar um café e conversarmos sobre aquelas páginas de um livro que mais nos marcou, ou aquele que estamos lendo no momento, então fica aqui nosso convite, entre no nosso blog, tome um café, enquanto passeia pelos nossas postagens, interaja conosco sempre, estamos aqui na rede aguardando a sua chegada.


Abraços literários.


Aparecida





Vamos trocar idéias, opiniões, interagir?

Tem algum comentário ou sugestão para fazer?

Escreva para nós no e-mail: cafecomleituranarede@gmail.com



Loja Virtual

A loja virtual "Café com leitura na rede" está a todo vapor, e convidamos você a visitar nossa loja, lá lhe aguardam ótimos preços, opções para todos os gostos e um atendimento muito, muito especial e amigo.

Acesse agora mesmo:


Abraços


Equipe Café com Leitura na Rede.



quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Kazuo Ishiguro- Prêmio Nobel de Literatura em 2017

                                                                                 

Kazuo Ishiguro nasceu em Nagasaki, no Japão, em 1954, e mudou-se para a Inglaterra aos cinco anos. Ganhou o prêmio Nobel de Literatura em 2017 no último dia 5.
É autor de sete livros, entre eles Os vestígios do dia, vencedor do Booker Prize, e Não me abandone jamais, ambos com  adaptações para o cinema.



Os Vestígios do Dia


O mordomo Stevens, já próximo da velhice, vai ao encontro de miss Kenton, antiga companheira de trabalho. Em viagem de carro pelo interior da Inglaterra, ele relembra as três décadas dedicadas à casa de um nobre britânico, lord Darlington,hoje ocupada por um milionário norte-americano e reflete sobre a profissão e o papel dos mordomos na história britânica. Num estilo contido, o narrador-protagonista acaba por revelar aspectos sombrios da trajetória do ex-patrão,simpatizante do nazismo, ao mesmo tepo eque deixa escapar sentimentos pessoais em relação a miss Kenton reprimidos durante anos.
O romance recebeu o Booker Prize 1989 e virou filme de prestígio.
A edição traz o conto inédito "Depois do anoitecer".



Não Me Abandone Jamais


Kathy, Tommy e Ruth são clones criados para doar órgãos. Tendo esse cenário de ficção científica por pano de fundo, e o triângulo amoroso como gancho, o autor fala de perda, de solidão e da sensação que às vezes temos de já ser "tarde demais". Finalista do Man Booker Prize 2005.

Kathy tem 31 anos e está prestes a encerrar sua carreira de cuidadora. Enquanto relembra o tempo que passou em Haisham, um internato inglês que dá enfase às atividades artísticas.
No entanto esse local idílico esconde uma terrível verdade. Todos os alunos são clones, produzidos com a única finalidade de servir como peças de reposição. Assim ao se tornarem adltos, e depois de terem cumprido um período como cuidadores, terão o mesmo destino – doar seus órgãos até “concluir”.
Embora à primeira vista pareça um sci-fi, o livro lança mão desses doadores em tudo parecidos com nós, para falar da existência, da solidão e da desilusão onde, vez ou outra, nos sentimos prestes a atolar.



O Gigante Enterrado

Em seu primeiro romance em dez anos, Kazuo envereda pelo universo da fantasia para abordar temas universais como o amor, a guerra e a memória.

Uma terra marcada por guerras e amaldiçoada por uma misteriosa névoa do esquecimento.
Uma população desnorteada diante de ameaças múltiplas.
Um casal que parte numa jornada em busca do filho e no caminho terá seu amor posto à prova.
Será nosso sentimento forte o bastante quando já não há reminiscencias da história que nos une?
Épico arturiano, o romance envereda pela fantasia e se aproxima do universo de George R.R.Martin e Tolkien, comprovando a capacidade do autor de se reinventar a cada obra.



Noturnos

Aqui Kazuo Ishiguro narra histórias tocantes e divertidas sobre o contraste entre a genialidade e as exigências cotidianas de instrumentistas e amantes da música, em lugares como Veneza, Londres e Estados Unidos.
Nessa reunião de cinco narrativas o autor deixa de lado a solenidade distendida dos romances para dedicar-se à concisão, à leveza e ao humor concentrado do gênero curto.

Tony Gardner, um velho crooner americano, já não desfrutado mesmo prestígio, mas para o jovem músico Jan ainda é um ícone. O consagrado cantor o surpreende ao convidá-lo para uma parceria inusitada.
Um professor de inglês que vive na Espanha, amante dos standards americanos, vai a Londres visitar um casal de amigos, e se descobre numa roda viva de ressentimentos e neuroses.
Na mesma cidade um músico procura emprego em uma banda, mas decide recuperar a inspiração nas colinas britânicas.
Um saxofonista competente se rende à ideia de fazer uma plástica facial em Beverly Hills para entrar para o primeiro time da música.
Um violoncelista húngaro procura se estabelecer na Itália,mas acaba seduzido por uma viajante americana.
Nessas histórias emoções suscitadas por melodias convivem com as limitações do mundo da música. Se o poder de tocar o sentimento faz dos músicos seres próximos da genialidade, as exigências do senso comum e da profissionalização os submetem a situações muitas vezes absurdas e inimagináveis.


E aí o que vocês acharam do ganhador do Nobel de Literatura deste ano bebês?
Leram algum de seus livros??
Assistiram algumas das adaptações para as telonas??
Confesso que gostei beeeeeeeeeeem mais do que Bob Dylan que ganhou no ano passado e praticamente esnobou o prêmio.
Ishiguro tem uma maneira única de abordar temas universais e atemporais como memória, amor, autoilusão e a passagem do tempo.
A Academia Sueca explicou que ele foi o escolhido pois “em seus romances de grande força emocional, revelou o abismo sob nossa sensação ilusória de conexão com o mundo”.
Uma excelente definição para sua literatura sutil.

Abraços Literários e até a próxima.




19 comentários:

  1. não conhecia! mas já gostei das capas! quero ler!!!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  2. eu só li dele vestígios do dia depois de ver o filme. acho q foi de uma biblioteca e há muitos anos. gostei muito. aprendi q todo prêmio é injusto pq são decididos por pessoas. mas tb gostei muito mais já q é um prêmio de literatura e tem muito escritor importante ainda não premiado. mas eu torcia para a margaret atwood muito cotada a ganhar o prêmio nesse ano. quem sabe no que vem. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Nossa Luli, nunca li um livro dele.

    Obrigada por nos apresentar tanta gente boa assim :)

    Beijo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Julinha e os Vídeos - Canal do Youtube |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luliiii, deixa eu falar.

      O link que você deixa no comentário do Blog tá redirecionando pro meu Blog, aí eu tento que tirar meu endereço pra entrar no teu.

      Faz assim, me envia por email a linha igualzinha você tá colando nos comentários que eu vou se consigo achar o erro e te mando certo.

      Mas tem que ser pelo email pq no comentario não da certo.

      aquelenaoblog@hotmail.com

      Manda la ;)

      Beijooo !!

      Excluir
  4. "Vestígios do Dia" li o livro e vi o filme.
    Maravilhoso.
    Parecia, no filme, que eu estava naquela terra, naquele local, vivendo com os personagens.

    Não sabia que ele, ganhador do Nobel, era o autor de "vestígio do dia" e espero que os outros livros dele tenham uma leitura fascinante, também.
    Um absurdo, na minha opinião foi o prêmio passado.

    ResponderExcluir
  5. Luli parabéns para o escritor Kazuo Ishiguro, gostei muito dos títulos dos livros, as capas são lindas, foi um prazer conhecer o escritor, ainda não li livros dele mas vou guardar a dica Luli bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderExcluir
  6. Não o conhecia, e nem seus livros. xD
    Mas parabéns a ele! Vou procurar as adaptações para o cinema! ^^

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  7. Conheço o autor mas nunca li nada dele, parecem ser leituras algo complexas mas interessantes.

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia nem ele nem as obras dele. O gigante enterrado aprece ser um ótimo livro!

    E as duas últimas capas estão lindas!

    Beijos.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  9. Oi Luli! Bem melhor o vencedor deste ano, no ano passado foi zerada... Nunca li nenhum livro dele mas já vou apontar na minha lista!
    Beijinho
    Joana

    ResponderExcluir
  10. Oi Luli,
    Não li nenhuma obra desse autor, mas gostei de saber mais sobre ele.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  11. Já o conhecia por nome mas não lu nenhum de seus livros. Lendo as sinopses leria fácil todos . Parecem bem interessantes, adorei !
    Beijos

    Www.unhasclassicasemodernas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Nossa, não conhecia nem ele , nem os livros... mas ó, gostei viu!

    Bjim...
    >>blog Usei Hoje<<
    > Instagram<

    ResponderExcluir
  13. Oi, Luli!

    E agora tem várias outras opções de aromas. Quero experimentar todas! hahaha! ;)

    Nunca li nada do Kazuo Ishiguro. Nem assisti nenhuma das adaptações! Fiquei muito (muito mesmo) curiosa com "Não Me Abandone Jamais". Que história impactante, ein?! Me fez pensar na vida real. Não somos clones, porém o quanto não nos sentimos apenas com simples peças de reposição, né?! Hoje em dia não é fácil se sentir especial de verdade.

    Ótima sexta!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  14. Oi Luli,
    Não tinha visto o ganhador.
    Infelizmente, não li nenhum livro dele, mas agora já quero, já precisoooo! rs
    Beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Nossa, nunca tinha lido nada dessa autor. E também não sabia que existia o Nobel de Literatura. Que legal saber disso e já vou colocar os livros dele na lista de leitura. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
  16. Não li as obras, mas assisti as duas adaptações para o cinema e são maravilhosas


    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  17. Oi Luli!
    Menina acredita que eu recebi o livro dele essa semana?Recebi o Não Me Abandone Jamais e já tô louco pra ler.Me encantei com a sinopse do livro,uma pegada de distopia com romance,ficção científica e uma trama mais profunda e reflexiva....tenho impressão de que vou virar fã do autor.Já está nas leituras de Novembro!
    Não sabia que tinha filme.Assim que terminar de ler vou procurar pra ver :D
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Luly, não conhecia esse autor e nem nunca li nada dele, nem filmes, mas dá pra ver que o prêmio foi bem merecido mesmo pelas obras apresentadas. Eu gostei do da capa azul O Gigante Enterrado. Vou procurá-lo, bjocas...

    ResponderExcluir