domingo, 5 de junho de 2016

Festa do Imigrante: O mundo em um só lugar-

                                                                                   



Começa hoje a 21ª edição da Festa do Imigrante, realizada no Museu da Imigração, na Mooca, Rua Visconde de Parnaíba, 1316, fone (11) 2692-1866 e nos dias 11 e 12, das 10h às 17h.
Como uma volta ao mundo, a festa reúne a culinária e as tradições de mais de 40 países, em uma programação que dura até o finalzinho da tarde.
feira gastronômica, lojas de artesanato, workshop de dança (polca paraguaia, salsa cubana e dança do ventre egípcia), apresentações artísticas (grupos de 15 nacionalidades diferentes se apresentam a cada dia da festa, a partir das 10h30, os shows acontecem de meia em meia hora. Hoje as 12h30, dança folclórica russa. No dia 12, a Cia Tango & Paixão se apresenta as 16h30), oficinas de culinária e contação de histórias para as crianças. O mais bacana é que o visitante aprende a preparar o prato ou dançar uma coreografia típica com um representante direto daquela cultura.
A festa que começou pequena há 20 anos, com poucas atrações, agora ocupa toda a área do museu. Fundada pelos imigrantes mais tradicionais, vem ganhando corpo com grupos contemporâneos mantendo o compromisso de contribuir com a diversidade que representa a cidade de São Paulo. Nos últimos anos houve uma participação maior de países latino-americanos e do Vietnã, que não tinha representantes nas festas anteriores. Atualmente, o Brasil que sempre recebeu muitos imigrantes, vem sendo descoberto por novas nacionalidades. Os jovens imigrantes e alguns refugiados estabelecidos no país também fazem parte da Festa do Imigrante.
Dá tempo de provar uma comida típica, participar de uma oficina, descansar no jardim e fazer uma visita ao museu que tem exposições permanentes e temporárias.
A antiga hospedaria que foi inaugurada em 1887 para receber os imigrantes e foi transformada em museu guarda a memória desses tempos.
A exposição permanente mostra um pouco da rotina dos antigos imigrantes, entre muitas histórias.
A mostra temporária “Do Retalho à Trama: Costurando Memórias Imigrantes” revela trabalhos manuais das mulheres que passaram pela hospedaria.
Em uma troca enriquecedora de culturas São Paulo abraça todos os povos que estão vivendo aqui.
E VCS  já conhecem a Festa dos Imigrantes?
Vão conferir a 21ª edição?


Abraços Literários e até a próxima.

6 comentários:

  1. Deve ser uma festa e tanto, aqui no sul nós tínhamos a festa do imigrante alemão, (que colonizaram a cidade), mas desde que o país entrou nessa crise, nem a festa temos mais, era em julho ...
    Se eu morasse por aí com certeza visitaria!

    Bjos
    Minda ❤ 😍

    ResponderExcluir
  2. Se tem café, livro e boa prosa eu já fico por aqui! kkk
    Muito bom o blog. Parabéns!
    Bjssss e obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Boa prosa é comigo mesmo, adorei o cantinho, eu não conheço
    esta festa, mas com certeza eu gostaria de ir para prestigiar.
    beijinhos
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visita ao meu blog! Adorei o seu blog e estou seguindo!
    Beijo
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Uma festa a que não me importava de ir :)
    Obrigado pela visita, gostei bastante do blog e vou passar a ser visita, posso? :D
    Beijinhos e bom fim de semana ...
    Guloso qb

    ResponderExcluir
  6. preciso ir, ainda não fui depois da reforma. beijos, pedrita

    ResponderExcluir