quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Como se faz um livro-


                                                                                    


O que acontece do momento em que o autor tem uma idéia até que um volume impresso e ilustrado chegue ao leitor ????
Mostramos aqui o caminho mais comum dessa viagem.


1)      Era uma vez uma ideia- Para que ela se transforme em livro o escritor precisa pesquisar sobre o tema escolhido, definir o enredo, o cenário, os personagens, o começo, o meio e o fim. Terminado o texto, ele pede que leitores potenciais o leiam.
2)      Busca por uma editora- O autor manda seu texto (pelo correio ou por e-mail) para várias editoras. Nessa escolha, deve ter o cuidado de analisar as que se interessam pelo assunto da obra. Dessa forma, aumentam suas chances de sucesso.
3)      Avaliação rigorosa- O editor envia o texto a consultores editoriais para uma primeira análise. Se aprovado, ele lê e avalia se vale a pena editá-lo. Caso esteja adequado ao seu projeto editorial, o autor é comunicado sobre o início do trabalho.
4)      A edição- O editor dá sugestões para melhorar o livro e torná-lo competitivo no mercado. Os preparadores de texto leem e releem tudo para não deixar passar erros e  incoerências que prejudiquem a compreensão.
5)      Criação artística- Ao mesmo tempo , os produtores gráficos planejam a “cara do livro”, a capa, tipo de letra, papel ideal. Se é infantil ou juvenil, entra em cena o ilustrador, que tem de fazer  as imagens agregarem valor ao texto.
6)      Nascem as páginas- Começa a diagramação da obra, quando o texto e as imagens – já aprovados pelo autor e pelo editor – são formatadas nas páginas. É preciso imprimir cópias para duas revisões de prova.
7)      Hora de imprimir- Autor e editor dão mais uma olhada nas imagens, na diagramação e na capa. Tudo visto, aprovado e assinado (o autor assina a versão final), o livro é liberado para a gráfica, onde é impresso.
8)      Rumo à livraria- A editora faz contato com o distribuidor, que coloca os exemplares nas livrarias. Nesses locais, o autor pode fazer sua noite de autógrafos e convidar amigos e leitores.
9)      Nas mãos do leitor- Quando o livro chega ao destinatário o objetivo do escritor se completa. A partir deste momento, a história ganha muitas vidas e, diferentes interpretações, a verdadeira graça da literatura.




Até a próxima com mais curiosidades sobre o universo dos livros.
Abraços literários.




Nenhum comentário:

Postar um comentário