domingo, 20 de janeiro de 2013

Incentivo à leitura-


                                                                               


Não sou especialista em educação, mas tenho a mais absoluta convicção de que não há igualdade possível sem o pleno exercício das competências de leitura, escrita, interpretação e argumentação oral. Não há igualdade possível sem o pleno acesso ao conhecimento produzido pela humanidade e contido nos livros. E tenho certeza que construir uma cultura de leitura é um grande desafio, cujas estratégias ainda desconhecemos.
O grande desafio está em descobrir que a chave está em reconhecer o que nos torna iguais; que nossa igualdade está dentro e não fora de nós, que compartilhamos sonhos, medos, esperanças, contradições ... coisa que a literatura é pródiga em revelar.
A literatura é uma nutrição emocional oferecida pelo acompanhamento amoroso de quem escreve.
É expressão da nossa humanidade comum que deve ser oferecida ao outro para que ele descubra não apenas quem é, mas tb quem quer e pode ser.
A literatura acorda a fantasia e a imaginação, vitais para o cérebro realizar sinapses sobre temas abstratos – como a matemática – e desafiadores, como a equidade e a sustentabilidade. O mundo que queremos precisa ser imaginado.
Pelo exposto – e muito mais – consideramos que integra a conquista de igualdade na educação fazer valer a Lei 12.244/2010, que determina que até 2020 todas as escolas do país, públicas e privadas, devem ter uma biblioteca, já que, se efetivada, garantirá maior acesso á leitura e à literatura, ampliando as oportunidades e reduzindo as desigualdades.
Para tanto, é necessário incluir no currículo a formação “leitora e literária”, somar conhecimentos para pensar esta biblioteca com espaço adequado, acervo qualificado e pessoas capacitadas para iniciar na leitura toda a comunidade. O gosto pela leitura não pode surgir da simples proximidade material com os livros, é preciso que alguém lhes dê vida, e não acontecerá de uma hora para outra; construir cultura leitora é tarefa para toda uma vida – o prazer da leitura se constrói e a competência se desenvolve pela leitura.


 Abraços literários.



Nenhum comentário:

Postar um comentário