sábado, 9 de novembro de 2013

Mônica faz 50 anos-

                                                                                




Todo mundo adora ler gibi. E uma turminha bacanérrima encanta gerações com as histórias divertidas e emocionantes de Maurício de Souza.
Maurício de Souza nasceu em Santa Isabel, interior de São Paulo, e passou parte de sua infância em Mogi das Cruzes, desenhando e rabiscando nos cadernos escolares. Mais tarde, seus traços passaram a ilustrar cartazes e pôsteres para comerciantes da região. Quando se mudou para São Paulo, foi trabalhar na Folha da Manhã (atual Folha de São Paulo) para escrever matérias policiais. Paralelamente continuava a rabiscar, e em 1959 nasceu seu primeiro personagem, o cão Bidu. Ao lado de Franjinha ele ilustrava semanalmente uma tirinha de quadrinhos no jornal.
Nos anos seguintes ele criou mais tiras com diversos personagens – Cebolinha, Piteco, Chico Bento, Penadinho, Horácio e Astronauta. Mônica apareceu pela primeira vez em uma historinha do Cebolinha que era publicada no jornal Folha de São Paulo. Isso aconteceu no dia 3 de março de 1963.  Inspirada na filha de Maurício passou de coadjuvante a protagonista. Em 1970 ganhou uma revista com o seu nome, a primeira publicação de histórias em quadrinhos infantil produzida em cores no Brasil, com 200 mil exemplares, pela Editora Abril. Sempre com seu coelho Sansão e seu vestidinho vermelho, Mônica completou 50 anos, e muitas comemorações vêm acontecendo pelo país.
Livros ilustrados, revistas de atividades, álbuns de figurinhas, CD-ROMs, livros tridimensionais e livros em braile, desenhos animados, desenhos feitos para o cinema, shows e espaços interativos distribuídos por todo o Brasil.
Os temas foram desenvolvidos para que transmitissem mensagens capazes de fazer crianças e adultos refletirem.
Para celebrar o Ano da Dentuça, a Turma da Mônica espalhará pela cidade de São Paulo 50 estátuas da personagem. O projeto foi batizado de Mônica Parade, inspirado no evento Cow Parade, aquele das esculturas de vaquinhas  (uma mais foooofa que a outra) espalhadas pela cidade.


                                                                                   



Na mostra a céu aberto, as peças com 1,60 m (para que possam ser vistas de longe) serão espalhadas por 35 bairros da cidade, e estarão próximas a ícones  arquitetônicos, pontos turísticos, como a avenida Paulista, a avenida Brigadeiro Faria Lima e o parque Ibirapuera,  bancas de jornais, parques e em alguns CEUS (Centros Educacionais Unificados). A ideia é abranger todas asa regiões!
Depois de um mês, as Mônicas serão levadas para o Rio e para Belo Horizonte.


Qual seu personagem favorito da Turma da Mônica ??????
Conta para nós!
Abraços Literários.
Até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário