sexta-feira, 14 de março de 2014

14 de Março: Dia da Poesia-

                                                                               



A data foi criada em homenagem a Antônio Frederico de Castro Alves, poeta brasileiro nascido em 14 de março de 1847.

                                                                                 



Castro Alves foi um dos maiores poetas brasileiros, tendo marcado sua carreira como homem de honra, que lutou por causas nobres, como defensor da República e da Abolição da Escravidão.
Conhecido como o poeta dos escravos, escreveu clássicos como “Espumas Flutuantes” e o famoso poema “Navio Negreiro”, onde relatava sobre as condições de sofrimento durante o transporte dos escravos, além de detalhes de suas vidas, manifestando sua opinião contra esses atos de maus tratos e abusos.
Sua carreira foi premiada com a cadeira número sete da Academia Brasileira de Letras.

Antigamente, as poesias eram cantadas, acompanhadas pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga.
Por isto, diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico.
Na verdade a poesia se divide em três tipos: a lírica, a dramática e a épica.
Nas poesias líricas os poetas descrevem seus sentimentos e suas experiências de vida; as dramáticas aparecem em peças teatrais, como diálogos ou monólogos; e a épica é a que retrata fatos históricos de heróis.
No Brasil, uma das formas de poesia mais presentes na cultura popular é o repente (literatura de cordel), encontrado na região nordeste do país. A declamação é feita de forma improvisada, onde dois cantores se desafiam através das palavras, provocando situações para o outro responder.
O mais famoso repentista do país foi o cearense Patativa do Assaré, Antônio Alves da Silva, que cantava em seus versos o sofrimento do povo nordestino. Suas obras podem ser encontradas nos livretos de cordel.

A poesia é uma obra literária que expressa sentimentos, sensações e impressões, através de palavras ritmadas, musicadas, combinadas de forma harmônica, formando os versos.
Se no passado as  poesias tinham que apresentar a métrica e as rimas, hoje, com a modernidade, perderam essa característica, não precisando obedecer às regras da língua.
Poesia é hoje e sempre uma forma de se expressar e transmitir sentimentos, emoções e pensamentos.

Para comemorar o dia da poesia, convidamos nossos leitores a pensar como poetas!

Estejam convidadíssimos!
Abraços Literários e beijos poéticos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário