quarta-feira, 15 de julho de 2015

Cine Clube #15: A Incrível História de Adaline-

                                                                                 



A Incrível História de Adaline (The Age of Adaline, EUA, 2015), filme dirigido por Lee Toland Krieger com  Blake Lively (Gossip Girl), o charmoso holandês Michiel Huisman (Game of Thrones) e os talentosos veteranos Harrison Ford (Conexão Perigosa), Ellen Burstyn (Interestelar) e Kathy Baker (Tinha que ser Você) tem a seguinte sinopse: Após um acidente Adaline (Blake Lively) permanece com 29 anos por décadas levando uma existência solitária. Mas um encontro inesperado com o filantropo Ellis Jones (Michiel Huisman) acende novamente sua paixão pela vida e por romance. No entanto, o primeiro final de semana com os pais de Ellis (Harrison Ford e Kathy Baker) pode ameaçar o seu segredo e forçar Adaline a tomar uma decisão que pode mudar sua vida para sempre.
Envolvendo drama, romance e toques de humor os pontos altos do filme estão presentes na esplêndida direção de Lee Toland Krieger e na atuação impecável de Blake Lively.
Após estrear em terceiro lugar nas bilheterias na América, A Incrível História de Adaline subiu um posto e ficou em segundo lugar na sua segunda semana de exibição, atrás apenas de Os Vingadores, deixando Velozes & Furiosos 7 em terceiro lugar. É uma façanha e tanto para a combinação surpreendente de romance, drama e magia que encantou o público e recebeu ótimas críticas da mídia especializada.

                                                                                  



O que você faria se não envelhecesse? Talvez sua resposta seja a de que iria curtir muito a vida. A Incrível História de Adaline conta a história de uma mulher que ao sofrer um acidente de carro em circunstância inusitada  não mais envelhece permanecendo  com a aparência dos 29 anos por décadas.
Mas o filme não a mostra curtindo a vida, esse é o mote principal, Adaline está constantemente preocupada com esse fato, sempre fugindo das pessoas que conhece e que estão envelhecendo, e das autoridades. Ela está sempre se mudando e criando identidades falsas, para não perder a sua liberdade sendo objeto de curiosidade, experiências e estudo.
Já achei o filme interessante a partir daí, por contar uma história sob uma perspectiva diferente. Adaline não curte a vida, ela vive triste por sua situação. Ela tem vida, mas não vive.
A ideia não é exatamente original, mas é super bem contada, em uma narrativa que prende a atenção do início ao fim.
Mas o filme se mostra ainda mais interessante quando no decorrer da narrativa obtemos respostas e explicações técnicas  de maneira científica sobre o porque de Adaline permanecer com a mesma aparência por mais de 7 décadas (baseado em teorias que não existem). A explicação é feita em off  por um narrador, de forma rápida, concisa, pragmática, clara e objetiva,  sem tirar o foco da história, não fica cansativo, e não faz o filme virar uma ficção científica.
O figurino de Adaline ao longo de 70 anos quase não mostra as diferenças entre as épocas.  Um exemplo notável é o momento em que ela está na festa de ano novo de 2014, e vê uma  foto sua de 1945  com o mesmo vestido que está usando. Mesmo os detalhes no penteado e maquiagem são explicitamente sutis. O porquê disso? Adaline ficou “enredada” em seus 30 anos de idade e veste-se com o mesmo estilo com o qual se vestia na época.
Gostei do filme. Ele é muito bom, muito bem feito, os atores estiveram perfeitos em seus papéis, a fotografia é magnífica e os figurinos maravilhosos.
Eu o classificaria como um adorável e encantador conto de fadas moderno.  A Incrível História de Adaline acerta justamente pela cativante simplicidade.
A história de Adaline é realmente incrível. Super recomendado.


Abraços Literários e até a próxima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário