Queremos convidar você a fazer uma viagem, uma viagem mágica, por diversos países, culturas, hábitos, épocas, onde sua imaginação quiser e você se permitir...

Viajar pelas páginas de nossos livros, por vários gêneros, escritores anônimos e ilustradores e também os ilustres escritores: romances, aventuras, comédias, mistérios, épicos, auto-ajuda, poéticos, didáticos... toda leitura faz o ser humano conhecer, abranger, crescer...

Neste blog vamos divulgar, sugerir, incentivar, um espaço para interagir com você, que vai ser nosso seguidor ou dar apenas uma espiadinha, mas será sempre bem-vindo, como aquele amigo que senta para tomar um café e conversarmos sobre aquelas páginas de um livro que mais nos marcou, ou aquele que estamos lendo no momento, então fica aqui nosso convite, entre no nosso blog, tome um café, enquanto passeia pelos nossas postagens, interaja conosco sempre, estamos aqui na rede aguardando a sua chegada.


Abraços literários.


Aparecida





Vamos trocar idéias, opiniões, interagir?

Tem algum comentário ou sugestão para fazer?

Escreva para nós no e-mail: cafecomleituranarede@gmail.com



Loja Virtual

A loja virtual "Café com leitura na rede" está a todo vapor, e convidamos você a visitar nossa loja, lá lhe aguardam ótimos preços, opções para todos os gostos e um atendimento muito, muito especial e amigo.

Acesse agora mesmo:


Abraços


Equipe Café com Leitura na Rede.



sexta-feira, 15 de março de 2019

Black Dog: Os Sonhos de Paul Nash


                                                                               
                                                             
Sinopse- Conhecido por sua colaboração com Neil Gaiman em Sandman – Dave McKean assombra o universo dos quadrinhos desde o premiadíssimo Cages em 1991.
Agora, a DarkSide Books apresenta a nova graphic novel do multiartista, baseada na vida de Paul Nash, pintor inglês surrealista que combateu na Primeira Guerra Mundial.
Black Dog: Os Sonhos de Paul Nash aborda esse período na vida do pintor, que iria marcar sua produção artística posterior, e compõe, através das suas lembranças um painel multifacetado sobre como a guerra nos modifica e como lidamos com o trauma, a perda e a dor que ela provoca.
Black Dog se utiliza de diversas técnicas e estilos transformando a estética e a linguagem da memória, dos sonhos e dos pesadelos: repleta de elipses, confusões e alterações próprias deste estado entre o sono e a vigília, que nos trai, subtrai, acrescenta, confunde, influencia e por vezes forma a nossa percepção da realidade.
De forma arrebatadora, McKean transforma em imagens poderosas as emoções registradas por Paul Nash sobre o conflito e o que resta àqueles que sobrevivem.

Conheci Dave como muitos de vocês, através de Sandman e me encantei com seu surrealismo incrível.
Em Black Dog, a graphic novel retrata a vida de Paul Nash de maneira onírica e com uma poetice sensível compondo uma obra de arte perturbadora e ao mesmo tempo bela superando todas as expectativas.
Nos sonhos de Paul, suas lembranças são distorcidas e o medo prevalece em vários momentos, marcado pela presença constante de um cão.
Paul Nash foi um influente pintor surrealista, essencial no modernismo da arte britânica, que produziu algumas das pinturas icônicas da Primeira Guerra Mundial inspiradas em sua experiência como oficial do Exército. A arte para Paul ressignifica sua própria existência e constitui papel decisivo em seu processo de cura transformando a arte em refúgio psicológico.
A obra nos insere em seus sonhos resgatando seus traumas e como eles o definiram como artista.
McKean que utiliza como inspiração biografias, documentários e materiais diversos sobre o veterano artista consegue transmitir um clima dos sonhos com qualidade artística absurda.
A obra traz memórias de soldados reais e todas as histórias se somam em uma única e comovente narrativa destacando-se pela versatilidade e mesclando diversas técnicas. Cada capítulo é um sonho narrado com técnica de pintura diferente e o resultado é um quadrinho que foge do convencional, e só por isso já valeria a leitura.
O texto é muito simples e promove reflexões sobre as angústias, incertezas e dores de um jovem buscando compreender o mundo ao seu redor em meio aos horrores de uma guerra.

É necessário acrescentar que pela simplicidade do texto provavelmente não vá agradar a todos os leitores e o fato de ter sido lançado pela Caveirinha vai passar uma ideia errada que pode decepcionar os colecionadores, masssssss eu acho que a obra não deveria ser restrita aos fãs de Paul ou Dave e sim cumprir sua proposta de reflexão e de absurda qualidade artística.

Abraços Literários e até a próxima.

13 comentários:

  1. Me julgue, mas não conhecia o autor kkkkkkkk. Mas sabe que me chamou a atenção, Luli? Fiquei curiosa com esses quadrinhos! xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. Minha querida Luli, obrigada pela "aconchego" que recebi quando postei da nossa dor pela perda da Lana Cristina.
    Mesmo sabendo que não dava para ela ser eterna, a saudade(que dói).
    Sou covarde. Fujo de lembranças que incomodam.

    Quando vi escrito "Nash", lembrei do matemático americano, esquizofrênico.
    Esse não conheço.
    Certamente, se lesse, não entenderia.

    Tentei assisti "Filhos da Esperança" de Alfonso Cuaron,que vc achou um grande filme.
    Nem terminei de vê porque não entendi nada.
    Fui ler a resenha de Hugo sobre o filme e continuei sem entender.
    Hugo e vc acham um ótimo filme.

    ResponderExcluir
  3. Luli uma obra maravilhosa gosto de livros que trazem reflexões, Luli bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderExcluir
  4. Fiquei curiosa em ler essa obra.
    Bom final de semana!
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  5. Oi, Luli!

    Aquele spray é realmente milagroso. Não pensei que seria tão bom! hehehe! ;)

    Acho interessante como esse texto simples pode promover reflexões impactantes (ressaltando aqui que não precisamos necessariamente de algo complexo para sermos estimulados ao pensamento). Confesso que fiquei curiosa!

    Ótimo sábado!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  6. Dedique o seu Domingo ao que você mais ama e as amarguras da semana logo serão esquecidas. 🌸 Vim ver as novidades e desejar um domingo glorioso seguido de uma semana produtiva e abençoada!

    ResponderExcluir
  7. Oi linda Luli
    A tua resenha forte e impactante já mexeu aqui com neurônios que estão saltitando de desejo e curiosidade para ler esta obra
    Grande beijo minha querida e uma feliz semana

    ResponderExcluir
  8. eu adoro sandman e as publicações da darkside, com certeza ja quero ler esse tbm!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  9. não conhecia o autor!
    se tiver a chance, vou ler!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  10. Não sou fã de Graphic Novels, então não me interessei pela obra.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  11. E aí, gata! Saudade!
    Nunca li Sandman. Nunca li Neil Gaiman. Pra não dizer isso, li um conto dele em um livro de Doctor Who, rs, mas, pelo visto a parceria com McKean deu tão certo que o colega alçou voos sozinho e deu certo... Fiquei curiosa!

    Beijoooo 💖

    ResponderExcluir
  12. Oi Luli!
    Menina toda vez que eu vejo esse livro lembro que perdi a chance de pegar o autógrafo quando ele veio aqui no Rio.Não me perdoo por isso kkkkkkkkkk
    As ilustrações são lindas mesmo,com aquela aura mais sombria,porém extremamente reflexivas.
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com/

    ResponderExcluir