Queremos convidar você a fazer uma viagem, uma viagem mágica, por diversos países, culturas, hábitos, épocas, onde sua imaginação quiser e você se permitir...

Viajar pelas páginas de nossos livros, por vários gêneros, escritores anônimos e ilustradores e também os ilustres escritores: romances, aventuras, comédias, mistérios, épicos, auto-ajuda, poéticos, didáticos... toda leitura faz o ser humano conhecer, abranger, crescer...

Neste blog vamos divulgar, sugerir, incentivar, um espaço para interagir com você, que vai ser nosso seguidor ou dar apenas uma espiadinha, mas será sempre bem-vindo, como aquele amigo que senta para tomar um café e conversarmos sobre aquelas páginas de um livro que mais nos marcou, ou aquele que estamos lendo no momento, então fica aqui nosso convite, entre no nosso blog, tome um café, enquanto passeia pelos nossas postagens, interaja conosco sempre, estamos aqui na rede aguardando a sua chegada.


Abraços literários.


Aparecida




Vamos trocar idéias, opiniões, interagir?

Tem algum comentário ou sugestão para fazer?

Escreva para nós no e-mail: cafecomleituranarede@gmail.com


Loja Virtual

A loja virtual "Café com leitura na rede" está a todo vapor, e convidamos você a visitar nossa loja, lá lhe aguardam ótimos preços, opções para todos os gostos e um atendimento muito, muito especial e amigo.

Acesse agora mesmo:


Abraços


Equipe Café com Leitura na Rede.



terça-feira, 20 de outubro de 2015

Cine Clube #16: Coração de Tinta-

                                                                                     


Ano: 2008
Diretor: Iain Softley
Elenco: Brendan Fraser, Andy Serkis, Helen Mirren, Paul Bettany
Produção: Cornelia Funke, Ileen Maisel, Diana Pokorny, Iain Softley
Roteiro: David Lindsay-Abaire, baseado em livro de Cornelia Funke
Fotografia: Roger Pratt
Trilha Sonora: Javier Navarrete
Duração: 105 min.
País: EUA
Gênero: Fantasia
Cor: Colorido
Classificação: 10 anos

Sinopse- Meggie trocaria facilmente sua vida simples pelas aventuras que costuma ler nos livros. Pois parece que seus pedidos foram atendidos. Seu pai Mo, com quem mora sozinha depois do desaparecimento de sua mãe, esconde um estranho segredo - ele é capaz de trazer os personagens dos livros à vida quando lê em voz alta. Esta habilidade pode ter relação com o sumiço da mãe de Meggie, mas, antes que a menina descubra mais, o vilão Capricórnio surge das páginas de "Coração de Tinta” em busca dos poderes de Mo para realizar seus planos. Agora, com a ajuda do misterioso Dedo Empoeirado e de sua tia-avó Elinor, Meggie e o pai entram em um intrigante mundo de magia para impedir o maligno Capricórnio e quem sabe finalmente encontrar sua mãe perdida.

Um encantador e visualmente lindo filme com um roteiro instigante aonde um homem e sua filha buscam sem descanso por um livro, o que rende muitas aventuras.
Um estímulo a leitura, proporcionando fantasia e encantamento na medida exata de  nos faz compreender que também podemos possuir uma “língua encantada”.
Recomendadíssima essa adaptação cinematográfica baseada no livro de mesmo nome da autora Cornelia Funke.


                                                                              



Para quem ama livros, um livro que fala sobre livros!

Sinopse do livro- Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição. É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável - quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado 'Coração de tinta’. Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de Coração de tinta um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.

Sua  história  gira em torno de um livro mágico de onde os personagens saltam, literalmente, de suas páginas, invadindo a vida de seus leitores.

Meggie é uma garota que adora livros. Seu pai, Mo, é seu principal incentivador no mundo da leitura. Por ele ser encadernador de livros, ela cresceu rodeada deles, sempre ávida por novas histórias.  Sua mãe desapareceu há alguns anos e todos acham que ela está morta. Até que numa noite chuvosa e fria, um desconhecido aparece na porta da casa da família.  Dedo Empoeirado  afirma ser amigo de Mo.
Na manhã seguinte, Mo avisa a filha que precisará trabalhar na casa de uma senhora, Elinor, que adora livros, mas que, para isso, ele precisará fazer uma longa viagem.
Isso somado ao fato que ele carrega um misterioso livro, chamado Coração de Tinta, que Meggie nunca teve permissão de ler, a deixa extremamente intrigada. Há algo de misterioso e perigoso nesse livro.
Quando chegam a casa, um palácio abarrotado de livros por todas as paredes, Meggie, Mo, Elinor e Dedo Empoeirado começarão uma aventura repleta de elementos fantásticos em busca da solução de um problema que perdura há anos.
Conseguirão eles resolver esse impasse e retomar a paz em suas vidas?
Ainda sem entendermos bem o perigo no qual estão envolvidos, vamos desvendando tudo aos poucos junto à Meggie e descobrimos que os planos de Capricórnio podem colocar não só Mo e Meggie em perigo, mas também diversos personagens de outras histórias.

Meggie, nossa protagonista é um encanto. Leitora voraz, curiosa e perspicaz, com raciocínio lógico bem construído e trabalhado ao longo de toda a narrativa. Corajosa e ágil, uma aventura digna das que já estava acostumada a ler nos livros, era tudo o que ela desejava. Sua narrativa é perfeita, coloca o leitor dentro de todos os detalhes e nos apresenta a história através da encantadora perspectiva de uma garotinha apaixonada por livros.
Mo é retraído, introspectivo, racional e misterioso. Ele esconde muitos segredos de sua filha, não permitindo, por exemplo, que ela leia alguns de seus livros. Ele traz consigo o dom mágico que é responsável pela trama principal.
A construção de Elinor também é muito bem feita começando como incompreendida e nos mostrando sua face corajosa e desprendida,  ousada em vários momentos.
E Dedo Empoeirado, um dos meus personagens favoritos com suas controvérsias e inseguranças, que no transcorrer da narrativa vai somando, agregando pontos e no final nos presenteia com um surpreendente clímax.
A autora consegue construir personalidades díspares que se conectam ao longo da narrativa.
Coração de Tinta encanta por seus personagens, sua premissa, sua narrativa e pelos trechos de outros livros a cada início de capítulo. 

A autora Cornelia Funke tem uma escrita aconchegante, envolvente e instigante.
A bibliofilia é a protagonista dessa história. A arte de transportar histórias para o papel e espalhá-las para as pessoas. Todas as etapas de um livro, da concepção  até a interpretação de cada leitor, encontra um referencial na história.
No início de cada capítulo há citações de outros livros conhecidos, como Peter Pan, O Hobbit e A Ilha do Tesouro. A correlação desses quotes com o que viria no capítulo a seguir foi muito bem alinhavada e costurava perfeitamente com o que  o leitor encontraria adiante na leitura.
Cornelia Funke nos permite viajar para diversos universos fantásticos, fazendo do nosso próprio mundo um local onde personagens de “Coração de Tinta” podem conviver com os de “Ali Babá e os quarenta ladrões” e muitos outros.
E não pensem que por fazer parte de uma trilogia “Coração de Tinta” deixa questões em aberto. Muito pelo contrário, apesar de ter um pequeno gancho, poderia sim, ser um livro único, onde as principais perguntas são respondidas, as pontas não ficam soltas e as histórias são lindamente costuradas depois de lindamente alinhavadas no transcorrer do enredo.

Uma fantástica história infanto-juvenil para leitores de todas as idades com alguns aspectos mágicos e místicos que vão fazer vc se encantar pelo livro!
Quem é que nunca imaginou seus personagens preferidos ganhando vida?
Além de ser lindamente ilustrado!
Embarquem junto do Mo e  da Meggie neste universo fantástico.

Super recomendado.
Abraços Literários e até a próxima.




Nenhum comentário:

Postar um comentário