Queremos convidar você a fazer uma viagem, uma viagem mágica, por diversos países, culturas, hábitos, épocas, onde sua imaginação quiser e você se permitir...

Viajar pelas páginas de nossos livros, por vários gêneros, escritores anônimos e ilustradores e também os ilustres escritores: romances, aventuras, comédias, mistérios, épicos, auto-ajuda, poéticos, didáticos... toda leitura faz o ser humano conhecer, abranger, crescer...

Neste blog vamos divulgar, sugerir, incentivar, um espaço para interagir com você, que vai ser nosso seguidor ou dar apenas uma espiadinha, mas será sempre bem-vindo, como aquele amigo que senta para tomar um café e conversarmos sobre aquelas páginas de um livro que mais nos marcou, ou aquele que estamos lendo no momento, então fica aqui nosso convite, entre no nosso blog, tome um café, enquanto passeia pelos nossas postagens, interaja conosco sempre, estamos aqui na rede aguardando a sua chegada.


Abraços literários.


Aparecida




Vamos trocar idéias, opiniões, interagir?

Tem algum comentário ou sugestão para fazer?

Escreva para nós no e-mail: cafecomleituranarede@gmail.com


Loja Virtual

A loja virtual "Café com leitura na rede" está a todo vapor, e convidamos você a visitar nossa loja, lá lhe aguardam ótimos preços, opções para todos os gostos e um atendimento muito, muito especial e amigo.

Acesse agora mesmo:


Abraços


Equipe Café com Leitura na Rede.



quinta-feira, 23 de abril de 2015

Dia Internacional do Livro-

                                                                                 


O Dia Internacional do Livro é comemorado dia 23 de abril.
 A data, estabelecida  pela UNESCO (organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1996, homenageia dois gigantes da  literatura ocidental. O 23 de abril seria, por uma lenda repetida  universalmente, o dia em que morreram, no mesmo ano, o espanhol Miguel de  Cervantes (1547 – 1616), o autor de Dom Quixote,  e o inglês William Shakespeare (1564 – 1616).
Trata-se de uma  instigante mitologia  do universo literário, já que os dois pilares da literatura mundial viveram de fato na mesma época,  mas a predestinação histórica que os teria feito partir ao mesmo tempo é  ficção.
Mesmo que tenha sido 23 de abril a data da morte  de Shakespeare, não teria sido no mesmo 23 de abril de Cervantes pelo simples  motivo de que, na época, a Espanha católica onde Cervantes vivia, havia adotado, o calendário imposto pelo papa Gregório em 1582. E  Shakespeare vivia na Inglaterra protestante que ainda marcava o tempo pelo  Calendário Juliano. A Inglaterra só adotaria o Calendário Gregoriano em 1751.  Shakespeare, portanto, teria morrido no dia 3 de maio – 10 dias após o  espanhol.
Mas quem vai dizer que a história não é boa? 
O fato é que desde 1926, a Espanha comemora o Dia do Livro, no dia de São Jorge, 23 de abril, e em Catalunha, os habitantes revivem uma tradição muito bonita: a cada livro vendido uma rosa é dada de presente!
Esse costume é muito antigo, ninguém sabe dizer como começou.

Ninguém nasce gostando de ler. Ler é uma coisa que a gente aprende e que leva para a vida toda.
O livro é uma forma universal de transmissão de conhecimento, por isso ele une culturas tão diferentes, países tão distantes entre si.
O amor pelos livros, que pode ir se desenvolvendo desde a infância,através do bom exemplo dos pais,  inclui o respeito por aqueles que deram sua contribuição à humanidade. Para que um livro chegue a nossas mãos, não basta que um autor o escreva. Muita gente trabalha para transformar uma obra num livro;  o tradutor, o ilustrador, o revisor, o diagramador, o editor, o distribuidor e  o livreiro.
Mas saiba que todos nós também ajudamos a criar os livros!
Afinal, sem o leitor, eles não existiriam, não é mesmo?



Abraços Literários e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário