Queremos convidar você a fazer uma viagem, uma viagem mágica, por diversos países, culturas, hábitos, épocas, onde sua imaginação quiser e você se permitir...

Viajar pelas páginas de nossos livros, por vários gêneros, escritores anônimos e ilustradores e também os ilustres escritores: romances, aventuras, comédias, mistérios, épicos, auto-ajuda, poéticos, didáticos... toda leitura faz o ser humano conhecer, abranger, crescer...

Neste blog vamos divulgar, sugerir, incentivar, um espaço para interagir com você, que vai ser nosso seguidor ou dar apenas uma espiadinha, mas será sempre bem-vindo, como aquele amigo que senta para tomar um café e conversarmos sobre aquelas páginas de um livro que mais nos marcou, ou aquele que estamos lendo no momento, então fica aqui nosso convite, entre no nosso blog, tome um café, enquanto passeia pelos nossas postagens, interaja conosco sempre, estamos aqui na rede aguardando a sua chegada.


Abraços literários.


Aparecida




Vamos trocar idéias, opiniões, interagir?

Tem algum comentário ou sugestão para fazer?

Escreva para nós no e-mail: cafecomleituranarede@gmail.com


Loja Virtual

A loja virtual "Café com leitura na rede" está a todo vapor, e convidamos você a visitar nossa loja, lá lhe aguardam ótimos preços, opções para todos os gostos e um atendimento muito, muito especial e amigo.

Acesse agora mesmo:


Abraços


Equipe Café com Leitura na Rede.



terça-feira, 9 de abril de 2013

O que são distopias ?????


                                                                                



Apesar dos livros e filmes do gênero terem virado moda, muita gente ainda não sabe que raios é a tal distopia que todo mundo fala.
 “Distopia” também pode ser chamado de “antiutopia”. Ou seja, se utopia é uma civilização ideal, a antiutopia, ou distopia, geralmente pessimista, é o contrário disso. Em um primeiro momento, a sociedade distópica parece ideal e ela pode ocorrer num futuro ou em um presente/passado paralelo. Em uma distopia, há sempre alguém controlando tudo – seja um personagem dominante, uma organização ou o próprio Estado. As regras ditadas são rígidas e parecem ter sido criadas para o bem comum, mas no decorrer da história, percebemos que elas favorecem poucos e segregam a maioria. As obras distópicas sempre trazem um questionamento sobre nossos valores sociais e políticos, mesmo que eles sejam refletidos numa sociedade completamente diferente da nossa.
Apesar de muitas distopias se passarem em um futuro repleto de tecnologia, nem todas as distopias são ficção-científica e nem todos os livros que se passam no futuro são distopias. Existem as distopias com fantasia, como por exemplo, Os Gêmeos de Pauline Alphen, e até mesmo distopias cristãs que romanceiam o Apocalipse Bíblico. 
De certa maneira elas tiram a gente do “lugar comum” e nos fazem pensar sobre características da sociedade. Livros que estimulam o pensamento e a crítica são sempre bem-vindos, não é mesmo? Afinal, os livros se eles nos ajudam a pensar e transformar! Apesar de ser adepta da teoria de que todos os livros nos ensinam alguma coisa, creio que com as distopias o pensamento é mais “estimulado” em certos sentidos.

Então, para iniciar vocês no “mundo distópico”, deixo uma lista com alguns dos mais conhecidos livros do gênero como sugestão de leitura:


- A Máquina Do Tempo de H.G.Wells
- A Revolução Dos Bichos de George Orwell
- 1984 de George Orwell
-Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley
- Fahrenheit 451 de Ray Bradbury
- Fundação de Isaac Asinov
- Nevasca de Neal Stephenson
- Laranja Mecânica de Anthony Burgess
- O Planeta Dos Macacos de Pierre Boulle
- O Peregrino de John Twelve Hawks
- Jogos Vorazes de Suzanne Collins
- Starters de Lissa Price
                                           

 VCS curtem literatura distópica ?????
Quais livros do gênero recomendam ????

Abraços literários e até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário