Queremos convidar você a fazer uma viagem, uma viagem mágica, por diversos países, culturas, hábitos, épocas, onde sua imaginação quiser e você se permitir...

Viajar pelas páginas de nossos livros, por vários gêneros, escritores anônimos e ilustradores e também os ilustres escritores: romances, aventuras, comédias, mistérios, épicos, auto-ajuda, poéticos, didáticos... toda leitura faz o ser humano conhecer, abranger, crescer...

Neste blog vamos divulgar, sugerir, incentivar, um espaço para interagir com você, que vai ser nosso seguidor ou dar apenas uma espiadinha, mas será sempre bem-vindo, como aquele amigo que senta para tomar um café e conversarmos sobre aquelas páginas de um livro que mais nos marcou, ou aquele que estamos lendo no momento, então fica aqui nosso convite, entre no nosso blog, tome um café, enquanto passeia pelos nossas postagens, interaja conosco sempre, estamos aqui na rede aguardando a sua chegada.


Abraços literários.


Aparecida





Vamos trocar idéias, opiniões, interagir?

Tem algum comentário ou sugestão para fazer?

Escreva para nós no e-mail: cafecomleituranarede@gmail.com



Loja Virtual

A loja virtual "Café com leitura na rede" está a todo vapor, e convidamos você a visitar nossa loja, lá lhe aguardam ótimos preços, opções para todos os gostos e um atendimento muito, muito especial e amigo.

Acesse agora mesmo:


Abraços


Equipe Café com Leitura na Rede.



terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

A Forma da Água-


                                                                               


Sinopse: Elisa é uma zeladora muda que trabalha em um laboratório onde um homem anfíbio está sendo mantido em cativeiro. Ela se apaixona pela criatura e elabora um plano para ajudá-lo a escapar com a ajuda de seu vizinho.

A Forma Da Água (Shape of Water) de Guillermo del Toro, filme recordista de indicações e prêmios em festivais: Globo de Ouro, Leão de Ouro, Critics Choice Award, Screen Actors Guild, Bafta, Directors Guild of America Award, Satellite Award, ADG Award e Sindicato de Produtores dos EUA, é um dos mais cotados ao Oscar 2018 com 13 indicações, incluindo Melhor Filme e diretor. 
No longa, acompanhamos a história de Eliza (Sally Hawkins), uma zeladora muda que trabalha em uma organização governamental nos EUA durante o período da guerra fria, junto com sua amiga Zelda (Octavia Spencer) e tem sua vida transformada quando descobre uma estranha criatura aquática (Doug Jones) no laboratório secreto da organização.
Strickland, um oficial do governo americano enviado à Amazônia para capturar um ser mítico cujos poderes aumentariam a potência militar dos EUA, volta trazendo consigo o deus Brânquia, o deus de guelras, um homem anfíbio.
Strickland e Eliza travam uma batalha sistemática, enquanto para ele o homem anfíbio é um “objeto” a ser dissecado e exterminado, para ela é um amigo em sua vida silenciosa e cercada de invisibilidade, alguém cuja existência deve ser preservada.
Mistura, na medida exata, de conto de fadas moderno, terror e suspense traz o estilo inconfundível de Guillermo del Toro em uma história atemporal sobre um homem (e seus traumas), uma mulher (e sua solidão), e o deus que mudou para sempre suas vidas.
Em uma das cenas do filme, Eliza observa gotas de água que escorrem pela janela do ônibus, o foco passa para duas gotas que dançam no vidro, bailando uma ao redor da outra até que, por fim, se unem. Sem uma única palavra, Del Toro apresenta a metáfora para a vida.
São as sutilezas que dão à história camadas de interpretação, e o diretor mexicano, famoso por suas abordagens originais nos gêneros fantasia e terror, usa metáforas e analogias filosóficas e literárias. Por detrás desse romance inusitado, Del Toro deixa fluir sua visão de mundo ao propor debates profundos quanto à própria existência humana e à espiritualidade, como a dicotomia humano/divino ao fazer refletir sobre o ser que em seu vilarejo era tido como um deus e que agora está condenado às experiências, ou sobre bem versus mal ao propor a discussão sobre a desumanidade do homem e quem é realmente o monstro.
As histórias de amor entre monstros e mocinhas não são novidade, o conceito é quase um subgênero do romance e fantasia e tem como um dos seus maiores representantes A Bela e a Fera.
O que difere A Forma da Água de outras obras é a abordagem dada pelo diretor que opta por um estilo lúdico que remete a um conto de fadas sombrio cuja movimentação de câmera apresenta uma suavidade que remete à musicais, gênero que tem papel essencial no desenvolvimento da protagonista, enquanto a fotografia é fria e obscura remetendo aos clássicos de monstros ou ao expressionismo alemão, ambos fontes de influência para a obra do diretor.
A música é composta com a pegada minimalista próxima do cinema francês e tem Carmem Miranda no seu portfólio.
Destaque para a importância da água na história, e o papel exercido pelo anfíbio. O monstro não é uma figura aterrorizante também não é um adorável E.T de Spielberg, mas um espelho para os personagens humanos. Cada personagem que tem contato com a criatura, vê nela um espelho de sua própria alma, assim, Giles (Richard Jenkins), um homossexual reprimido, vê no monstro seu dilema de não ser aceito na sociedade, enquanto Strickland (Michael Shannon), um sadomasoquista insano, violento e sociopata percebe na criatura a sua própria monstruosidade como ser humano.
Cada personagem compõe uma forma diferente para a mesma figura, como se ele fosse a água que se espalha ao redor de cada coisa, transformando-se naquilo que percorre.
Um conto de fadas surreal que mostra que devemos amar a diferença do outro.
Simples assim. Simplesmente perfeito em sua imperfeição e em uma singularidade absurdamente poética.



Abraços Literários e até a próxima.

60 comentários:

  1. to apaixonada por esse filme! da maratona oscar até agora foi meu favorito, é lindo!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Oi Luli! Esse filme está sem dúvidas na minha lista, até por que cismei que o homem anfíbio é muito parecido com o Abrahan "Abe" Sapien de Hellboy. Achei muito legal você ter usado a descrição "conto de fadas sombrio", me chamou mais atenção mais ainda para a obra. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Luli!
    Ameia a sua descrição e fiquei cheia de vontade de ver. Acho que não há nada mais difícil do que conseguir uma obra simples e que capte a atenção. Vou adorar de certeza!
    Beijinho e uma excelente semana!
    Joana

    ResponderExcluir
  4. eba!!!! não sabia que era o recordista em indicações, merecidíssimo. quero todos os prêmios hahahahahahahaha sim, há muitas sutilezas e várias profundas. ah, ela é órfã e foi mutilada na infância. del toro sempre fala de infância e violência na infância. a protagonista é bela, mas não é jovem e não é esteriótipo. não vejo relação alguma com a bela e a fera. são todos personagens marginalizados na sociedade, até o vilão. ele quer o carro, quer uma família q odeia, pq quer ser inserido e respeitado na sociedade, mas nao é o q acontece. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  5. Oi Luli, bt!
    Menina,que filme é esse?
    Fiquei curiosa e com certeza vou querer assistir. Meu Deus, cada vez que passo aqui minha listinha aumenta kkk
    Bjssss amiga

    ResponderExcluir
  6. Que beleza de análise, Luli.
    Sem ser piegas vc me mostrou uma bela resenha do filme que certamente vai me ajudar quando eu assistir.
    Lógico que cada um pode ter interpretação diferente.
    E eu vou aproveitando as análises para observar e me encantar mais e mais.
    Não sabia que tinha música de Carmem Miranda.

    ResponderExcluir
  7. Outro que ainda não assisti e está na lista kkkkk. Pela sua resenha Luli, fiquei mais ainda a fim de ver!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  8. Espero que ele não morra no final... :(
    Vi anunciar, inclusive falando sobre tantos prêmios. Agora que li sobre o que é o filme, fiquei curiosa. Achei o título estranho nos anúncios, mas com tantos prêmios indicados, sempre fico curiosa.
    E eles tinham que pegar tudo aqui na Amazônia né? rsrs Daqui a pouco vai virar clichê. É aqui que estava o humano vampiro que salvou a pele da filha do Edward com a Bella também, lembra? rsrs

    Obrigada pelas felicitações fofinhas novamente!!! É muito bom receber todo esse carinho. E obrigada, também, por colocar mais uma Poção na galeria Fófis Fofoluda Fofínea Fofíssima Fofona Demais!!! rsrs. Aquela Caixinha é queridinha e mesmo para os que não manjam de costura como eu, é fácil organizar algo que precisamos.

    Abraços esmagadores e bons filmes por aí.

    ResponderExcluir
  9. Oi Luli! Passando aqui pra te dizer que já tem postagem nova lá, ok? Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
  10. A parte técnicas e as atuações de Sally Hawkins e Doug Jones são os pontos de destaque.

    Bjos

    ResponderExcluir
  11. parece ser ótimo!
    um conto de fadas sombrio.... já me chamou a atenção!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  12. Tenho ouvido falar tanto nesse filme, que acho que vou assistir. Tenho medo do Del Toro, mas, acho que vale a pena, né? Hahaha...

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  13. Olá, minha amada Luli!
    Me lembrei do filme A Mosca, esse tipo de romance é meio nojento, mesmo assim eu gosto de assistir. Rsrs.

    Beijinhos no seu ♥
    Andréa

    ResponderExcluir
  14. Só eu que ainda não conhecia o filme? Hahaha. Fiquei impressionada com tanto sucesso e com tanto talento. Parece ser bastante interessante, adoro tudo que traz conteúdo e esse filme com certeza entrará em minha lista de coisas para assistir em menos de um mês.

    Adorei lance da música e estou curiosa.

    http://elasdizem-blog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Ainda não assisti a esse filme, mas quero muito, estou muito curioso com ele =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  16. Amo histórias que abordam as diferenças, deve ser linda demais! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  17. Que resenha mais linda Luli, amei e fiquei com muita vontade de assistir, já anotei a dica :D
    Beijos

    https://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Luli, tudo bom?
    Eu quase comprei esse livro, mas decidi que quero ver o filme mesmo. Parece tão lindo visualmente e o Oscar está chegando, não tenho muito tempo mais para enrolar, rs.
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Luli! Sempre fico tão feliz ao ler seus comentários super carinhosos lá no blog. Tenha um ótimo fim de semana, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Luli!
    Com certeza fiquei com mais vontade de ler o livro do que ver o filme e olha que eu já estou com muita vontade de ver o filme kkkkkkkkkk
    A história é bem diferente,mas parece ter uma emoção diferente,ensinamentos,abordagem das diferenças e com certeza promove um debate bem interessante.
    Acho que vou ler o livro primeiro :D
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Luly, que história! Eu estou louca para ver o filme, ainda mais por se passar em décadas que sou apaixonada. Espero que consigam a premiação no Oscar.

    Ps: estive um tempinho sumida do universo blog, por conta dos meus trabalhos, mas não arredo o pé daqui tá?

    bjus

    Ariadne ♥
    www.devoltaaoretro.com.br

    ResponderExcluir
  22. Todo mundo que vê esse filme ama, eu não me empolguei a assistir.
    Agradeço por lembrar do meu aniversário.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  23. Ainda não assisti esse filme mas ele parece ser ótimo, é daqueles filmes que te prende até o fim, já fiquei curiosa pelo filme bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderExcluir
  24. Oi Luli.
    Ainda não assisti esse filme, mas gostei bastante da sua critica.Principalmente da forma que as pessoas consegue se enxergar nesse anfibio.Genial

    Beijos
    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  25. Oi, Luli!

    Pensei em tentar ajudar com a parte emocional, porque é o que fica mais abalado. Antes estava pra baixo, mas seguindo aquelas dicas já estou melhor! ;D

    Estou querendo ver esse filme faz tempo! Me parece ser o tipo de história que vai me chamar a atenção. Mas que delicadeza essa cena das gotas de água, né?! Pelo jeito, os detalhes são alguns dos pontos fortes. Em breve quero parar pra assistir!

    Ótima segunda!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  26. Abençoada semana amada Luli e muito obrigada, pelos
    comentários carinhos no meu blog, fico feliz demais!

    Beijinhos no seu lindo ♥

    ResponderExcluir
  27. Não faz meu estilo, mas me pareceu bem profundo e fiquei com vontade de assistir.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  28. Olá Luli, tudo bom?

    Ainda não assisti ao filme, mas gostei muito de sua resenha e entrou na minha listinha de filmes para assistir.. :D

    Um beijo,

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

    ResponderExcluir
  29. filme vencedor com louvor! eu amei demais o filme e to super curiosa com o livro

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  30. Não vi o filme e nem a obra, parece bom.
    big beijos

    ResponderExcluir
  31. Oi Luli, bt!
    Se com a sinopse eu já estava curiosa, depois do OSCAR estou doidinha p/ver o filme. Vou preparar marmitinhas "mils" p/gente assistir ok? kkkkkkk
    Bjsssssssss amiga

    ResponderExcluir
  32. Oi Luli! Apesar de ter torcido para Dunkirk ou Três anúncios, eu curti A forma da água, é uma linda fábula!

    Bjs, Mi


    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  33. Oi Luli! Vim aqui te agradecer pela companhia durante a semana e te desejar um bom fim de semama. Beijos!


    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
  34. Oi, Luli!

    Aquele esmalte é lindo demais. Acho que seria perfeito pra usar em alguma ocasião de festa (tipo um casamento, sabe?!)! hohoho! ;D

    Ótima sexta!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  35. Luli querida, já disse, vou repetir, que sua análise do filme, "A forma da água" foi a quem mais me encantou.

    E andar de bicicleta? Quando aprendi(criança) ou quando morei em Brasília (casada, 2º marido, por 5 anos)Capacete não fazia parte do pacote (andar de bicicleta). Sei da importância dele, faz pouco tempo.
    Mas com calor que faz por aqui, a necessidade de usa-lo vira um tormento.
    Será que ainda sei andar de Bicicleta? Será?

    Já usou o avental? Achou chique? (risos).
    Um prazer enorme, lhe mandar os presentinhos.

    ResponderExcluir
  36. Oi Lulyy, que resenha linda guria, eu li uma resenha do filme semana passada, acho que irei assistir só por curiosidade mesmo, porque sua resenha me chamou a atençao.Vou procurar, bjocassss e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  37. Luli, você comentou no meu blog que gostou muito de "Cidade dos Anjos". Se ainda não viu, procure o original alemão chamado "Asas do Desejo" que é ainda melhor, uma verdadeira obra-prima em preto e branco.

    Bjos

    ResponderExcluir
  38. Oi, Luli!

    É bom saber que gastamos bem quando terminamos um produto, né?! E também é um motivo maravilhoso pra fazer novas comprinhas! hahaha! ;D

    Ótimo domingo!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  39. Oi, Luli!

    Dá vontade de morder mesmo! hahaha! Estou amando aquele batom. E já estou de olho em outra cor dessa mesma linha! ;D

    Ótima segunda!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  40. Olá Lulli
    Eu ainda não assisti o filme, apesar de todos esses comentários maravilhosos e depois do oscar, mas eu pretendo assistir em breve!
    Beijos <3

    estanteclassica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Eu assisti e amei, está na minha lista de favoritos!
    Beijinhos ❤
    Blog Ale Canofre
    YouTube

    ResponderExcluir
  42. Oi Luli, bt!
    Estou passando p/trazer as marmitinhas que vc acabou esquecendo de trazer kkkk
    Amiga, peguei uma gripe que está difícil de me largar. Olha a minha resposta a um comentário que deixei no meu face:
    Comentário da minha amiga:
    Oh amiga, que chato essa gripe que não te larga. Melhoras pra você, beijinhos carinhoso 😘😘❤️

    Minha resposta:

    Obrigada amiga. Como diz uma amiga minha, a LULI batatinha, estou dando uma "voadora" nela kkkk. Bjssss e obrigada pelo carinho

    ResponderExcluir
  43. Amo as produçoes do Del Toro! Estou louca para ver o filme e também ler o livro. Quero muitooooo! Todo mundo falando e eu louca por aqui. Essa ar sombrio que voce citou , muito me atrai nos filmes, sei la pq...mas gosto! kkkk
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  44. Oi Luli! Sobre o creme, vou até atualizar a postagem. Usei ele antes da make e ele também ajudou na duração dela. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. Luli amada, estou sentindo sua falta.
    Está tudo bem por aí? Espero que sim!
    Eu estou com uma gripe danada, ontem passei o dia na cama.

    Beijos, fique com Deus ♥

    ResponderExcluir
  47. Oi, Luli!

    Também dizem que o sagitariano é insensível. E eu concordo totalmente! hahaha! Mas isso não é uma regra, né?! Porque assim como tem muitas características que batem também tem outras que não tem nada a ver! ;D

    Ótima quinta!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  48. Ótimo fim de semana Luli! Beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
  49. Oi Luli!
    COmo já comentei aqui no post, então tô passando para te desejar um ótimo final de semana =)
    Beijinhos ❤
    Blog Ale Canofre
    YouTube

    ResponderExcluir
  50. Oi Luli, bt!
    Bjssss amiga, obrigada pelo carinho de sempre e um belo FDS p/vcs

    ResponderExcluir
  51. OOOOOOI

    menine, eu soube que também tem livro da obra. Ainda não li, mas tive a experiência do filme. Terminei com aquela coisa: gostei e nao gostei, sabe? HAHAHAHA
    achei legal todas as metáforas de aceitação, amor é amor acima de tudo e tal... mas o fato literal de ser uma criatura, um monstro, me soou zoofilia e fiquei meio coisadinha D: HAHAHAHAH
    ok, sou estranha

    SDDS DE VIR AQUi, SUA LINDA

    beijo
    www.beinghellz.com.br

    ResponderExcluir
  52. Oi, Luli!

    No início também me interessei muito por ser indicada pra peles sensíveis (já que minha pele anda rejeitando vários produtos). Mas fiquei chateada que aquela água não deu certo! Ainda mais que foi cara, né?! hahaha! Bom, mas acontece! ;)

    Ótimo domingo!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  53. Oi Luli! Sobre o universo cyberpunk, confesso que também não conhecia. Só vim a conhecer esse termo em fevereiro e acabei descobrindo que mesmo sem saber da denominação, amava obras desse gênero. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
  54. Luli querida, está usando aquela capa de livro que mandei?
    Não acertei a faze-la e ficou meia grosseira. Mas dá para usar (risos).

    Tentei abrir o site cafecomleituranarede e não consegui.
    Do que precisa?

    ResponderExcluir
  55. Oi Luli, boa tarde!
    Férias boas heim!
    Pior que ainda arranja tempo p/ficar rindo dos auês das amigas. Fazer OQ né? kkkkkk
    Bjsssss amiga

    ResponderExcluir
  56. Boa tarde, amada Luli!
    Vim tomar um ☕ contigo e lhe deixar um beijinho!

    Este ano o meu filho forma é o último ano dele na
    faculdade a correia é grande, por isso te entendo.
    Boa sorte nas provas, Deus te capacite sempre!

    ResponderExcluir
  57. Adorei a trilha sonora, uma parte fundamental do filme. Michael Shannon fez um ótimo trabalho no filme. Eu vi que seu próximo projeto, Fahrenheit 451 será lançado em breve. Acho que será ótimo! Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar filmes baseados em livros. Acho que Fahrenheit 451 sera excelente! Se tornou em uma das minhas histórias preferidas desde que li o livro, quando soube que seria adaptado a um filme, fiquei na dúvida se eu a desfrutaria tanto como na versão impressa. Acabo de ver o trailer da adaptação do livro, na verdade parece muito boa, li o livro faz um tempo, mas acho que terei que ler novamente, para não perder nenhum detalhe. Sera um dos melhores filmes de ficção cientifica acho que é uma boa idéia fazer este tipo de adaptações cinematográficas.

    ResponderExcluir