Queremos convidar você a fazer uma viagem, uma viagem mágica, por diversos países, culturas, hábitos, épocas, onde sua imaginação quiser e você se permitir...

Viajar pelas páginas de nossos livros, por vários gêneros, escritores anônimos e ilustradores e também os ilustres escritores: romances, aventuras, comédias, mistérios, épicos, auto-ajuda, poéticos, didáticos... toda leitura faz o ser humano conhecer, abranger, crescer...

Neste blog vamos divulgar, sugerir, incentivar, um espaço para interagir com você, que vai ser nosso seguidor ou dar apenas uma espiadinha, mas será sempre bem-vindo, como aquele amigo que senta para tomar um café e conversarmos sobre aquelas páginas de um livro que mais nos marcou, ou aquele que estamos lendo no momento, então fica aqui nosso convite, entre no nosso blog, tome um café, enquanto passeia pelos nossas postagens, interaja conosco sempre, estamos aqui na rede aguardando a sua chegada.


Abraços literários.


Aparecida




Vamos trocar idéias, opiniões, interagir?

Tem algum comentário ou sugestão para fazer?

Escreva para nós no e-mail: cafecomleituranarede@gmail.com


Loja Virtual

A loja virtual "Café com leitura na rede" está a todo vapor, e convidamos você a visitar nossa loja, lá lhe aguardam ótimos preços, opções para todos os gostos e um atendimento muito, muito especial e amigo.

Acesse agora mesmo:


Abraços


Equipe Café com Leitura na Rede.



sábado, 15 de junho de 2013

New Adult: Surge uma nova categoria de leitores-

                                                                                



Surge uma nova categoria  de leitores: O new adult
Essa foi uma das novidades da Feira de Londres 2013, ocorrida em Abril.
Agentes e editores internacionais passaram três dias falando maciçamente sobre a nova categoria, e agora ela começa a se destacar no cenário editorial.
 No mercado internacional, categorizar grupos de livros/autores/temas é algo comum, da mesma forma que fizemos no passado a divisão de autores e obras por períodos e escolas literárias. A diferença agora é que a diversidade e a fragmentação de gêneros são maiores, e o surgimento de uma nova grande categoria se dá a cada 12 meses ou menos.
 Agora surge o New Adult. Para explicar, temos que situar a categoria entre duas outras que a intercalam pela faixa etária:
 YA - Young Adult, ou o Jovem Adulto. Nesta categoria a faixa etária vai dos 14 aos 20 e poucos anos. A designação “Jovem” não é limitadora, pois a categoria também é marcada por alguns gêneros, especialmente o fantasy e séries cross over.
 As histórias são protagonizadas por personagens que estão nessa mesma faixa etária e refletem preocupações e situações próprias dela. Alguns exemplos são Harry Potter, Senhor dos Anéis, Crepúsculo, O garoto do pijama listrado, A menina que roubava livros.
Adulto - São livros que se referem ao universo adulto, com linguagem apropriada para a faixa etária, bem como uma maior complexidade da trama. Aqui encontramos livros policiais, de terror, thriller, romances. A categoria abrange desde Cinquenta tons de Cinza a A menina que brincava com fogo, O caçador de pipas, os livros do Dan Brown, entre outros.
 Finalmente chegamos ao novo gênero, que fica entre o YA e o Adulto, o chamado Novo Adulto.
 Essa categoria é definida por temas que interessam especificamente seu público: o jovem que inicia a vida adulta e passa por transições, como morar fora de casa, longe dos pais ou da família e a busca pela independência. Muitas vezes os livros refletem o ambiente universitário ou falam das primeiras experiências, como a primeira transa, casamento, primeiro emprego, e abordam questões e valores importantes para a geração, como qualidade de vida, desenvolvimento sustentável, perspectivas de futuro, etc. Ninguém duvida que esse começo da vida adulta carrega uma série de indagações e anseios próprios, sempre muito intensos.
 É também a categoria que vai receber os leitores das séries de Young Adult, preenchendo a lacuna entre os YA e os leitores de ficção comercial, acima dos 20 e poucos anos. Por ser uma fase de autodescobertas, de passagem e com tantas questões em comum entre pessoas de várias partes do mundo, acabou por gerar um nicho que, antes, não possuía tanta visibilidade.
 E por que é importante saber sobre essas categorias de leitores? Porque sem conhecer a relação entre público/gênero não se abre espaço nas livrarias para oferecer livros para estes públicos. Lembrando que foi com Harry Potter que a livraria reconheceu o espaço determinado por faixa etária para livros, mas falta ainda abrir o mesmo espaço para gêneros literários classificados da mesma maneira.

São tantas as referências literárias que muitas vezes ficamos com uma interrogação diante das páginas dos livros.
Por isso o Café com Leitura na Rede procura interpretar estes códigos trazendo-os ao alcance de todos os leitores, sem que sejam considerados verdadeiros enigmas ou usados como termos técnicos.
Alguma dúvida ???
Escreva para nós, vamos procurar ajudá-los!


Abraços literários e até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário