Abraham Lincoln (1809-1865), 16º presidente dos Estados Unidos e considerado até hoje o mais eficiente de todos eles, decretou a emancipação dos escravos, plantou as bases da próspera agricultura e do avançado sistema educacional de seu país e é um dos principais inspiradores da moderna democracia. De origem humilde, foi lenhador, balconista e chefe dos Correios na aldeia de Salem, em Illinois. Como barqueiro, em 1831, navegava pelos rios Mississipi e Ohio. Nas horas vagas se dedicava a leitura e esta o conduziu à advocacia, à política e a um lugar de destaque na história.
O brasileiro Alberto Santos Dumont (1873-1932), precursor e inventor do avião, ícone da ciência, pesquisa e inovação, foi entusiasmado leitor dos livros de ficção de Júlio Verne (1828-1905). As obras o teriam influenciado à vocação de inventor.
Biografias como a do grande estadista e do reconhecido inventor e aviador brasileiro, assim como as de milhões de indivíduos anônimos ou famosos, testemunham como a leitura tem o poder de mudar a vida das pessoas. Mais do isso, seus reflexos na educação e na cidadania evidenciam como os indivíduos que lêem transformam sua família, seu bairro, sua cidade, seu país, seu tempo e seu mundo.
Pois bem. O desejo deste blog é de que suas vidas sejam magicamente transformadas e que as mudanças sejam encantadoras.
Livros transformam o mundo, livros transformam as pessoas, como fizeram com Abraham Lincoln e Santos Dumont, farão com VCS e poderão fazer com todos, se conseguirmos que nosso país seja uma grande nação de leitores.
Abraços literários.
Pois é, amiga... pois é...
ResponderExcluirMas infelizmente, a leitura é inversamente proporcional às redes sociais e tecnologia... Cada vez aparece uma rede nova onde ninguém precisa ler ou se relacionar com ninguém, apenas apertar botões...
O reflexo? Basta olhar para nosso país...
Abraços esmagadores e dias felizes.