Queremos convidar você a fazer uma viagem, uma viagem mágica, por diversos países, culturas, hábitos, épocas, onde sua imaginação quiser e você se permitir...

Viajar pelas páginas de nossos livros, por vários gêneros, escritores anônimos e ilustradores e também os ilustres escritores: romances, aventuras, comédias, mistérios, épicos, auto-ajuda, poéticos, didáticos... toda leitura faz o ser humano conhecer, abranger, crescer...

Neste blog vamos divulgar, sugerir, incentivar, um espaço para interagir com você, que vai ser nosso seguidor ou dar apenas uma espiadinha, mas será sempre bem-vindo, como aquele amigo que senta para tomar um café e conversarmos sobre aquelas páginas de um livro que mais nos marcou, ou aquele que estamos lendo no momento, então fica aqui nosso convite, entre no nosso blog, tome um café, enquanto passeia pelos nossas postagens, interaja conosco sempre, estamos aqui na rede aguardando a sua chegada.


Abraços literários.


Aparecida





Vamos trocar idéias, opiniões, interagir?

Tem algum comentário ou sugestão para fazer?

Escreva para nós no e-mail: cafecomleituranarede@gmail.com



Loja Virtual

A loja virtual "Café com leitura na rede" está a todo vapor, e convidamos você a visitar nossa loja, lá lhe aguardam ótimos preços, opções para todos os gostos e um atendimento muito, muito especial e amigo.

Acesse agora mesmo:


Abraços


Equipe Café com Leitura na Rede.



quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Ler é uma viagem-





Viagens, conhecimentos, paisagens, personagens, sentimentos, filosofias e sentidos.  Como é vasto este mundo. O dos livros. Ainda maior e mais interessante do que o nosso planeta azul, já não mais tão verde, onde o alaranjado do Sol está cada vez mais encoberto pelas nuvens acinzentadas dos concretos.
Em cada átomo desse mundo, cada capítulo de um livro – impresso ou digital -  quantas possibilidades. A do autor, recheada com sua imaginação e a de cada leitor, individualizada, personalizada, singular em sua própria interpretação. Uma espécie de biodiversidade. Simplesmente fascinante. O meu Hamlet tem uma expressão no olhar, um gestual e timbre de voz, diferente do seu. E as reflexões que o texto de Shakespeare desperta são distintas para cada feliz fã de suas obras. Não é maravilhoso?
Graças ao livro o teletransporte já existe. Posso viver por minutos, horas na França de Proust e quase sentir os mesmos aromas que ele. Encantar-me  com as estórias que Sheherazade narrou para o sultão Shahryar durante 1001 noites. Olhar os olhos de ressaca de Capitu em Dom Casmurro. Acompanhar A Revolução dos Bichos de George Orwell. Ter um encontro marcado com Fernando Sabino. Deixar-me cativar pelo Pequeno Príncipe  que veio de um outro mundo. Sonhar com um mundo justo na companhia de Dom Quixote de Cervantes. Apaixonar-me pelos heterÔnimos de Fernando Pessoa.  Emocionar-me com Vidas Secas de Graciliano Ramos e colocar Baleia no colo. Ouvir o Chamado Selvagem de Buck – Jack London. Apaixonar-me por Ceci e Peri em O Guarani de José de Alencar.  Pousar no interior da Inglaterra de um século atrás e bancar o detetive numa obra de Agatha Christie.  Acordar no meio de uma colheita de cacau acompanhando a obra de Jorge Amado. Assim, num virar de páginas. Sem visto no passaporte ou mala para arrumar.
Uma das minhas viagens favoritas são as viagens no tempo.  Também já realidade na literatura.  Júlio Verne me encanta, fascina e conquista!  Obras de Monteiro Lobato  me fazem rejuvenescer a menos de dois dígitos de idade.  Romances históricos me fazem entender a cultura árabe, judaica, inglesa, chinesa, húngara, espanhola, portuguesa, iraniana …
Por isso e muito mais é que eu não consigo entender e talvez você, meu querido companheiro leitor, possa me ajudar. Por que tantas pessoas não gostam de ler? Como pode alguém  não se interessar  por esse mundo infinito de possibilidades?
Desconhecimento ou falta de incentivo? Não sei. Mas uma coisa me intriga. Quem não gosta de ler, não gosta de aprender, certo? Como alguém pode viver sem curiosidade? 
Pense nos livros que você já leu. Lembre-se de quantos lugares, épocas, costumes e comportamentos você conheceu graças à literatura.

Agora me conta: Para onde será sua próxima viagem?



Beijos literários e até a próxima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário