Queremos convidar você a fazer uma viagem, uma viagem mágica, por diversos países, culturas, hábitos, épocas, onde sua imaginação quiser e você se permitir...

Viajar pelas páginas de nossos livros, por vários gêneros, escritores anônimos e ilustradores e também os ilustres escritores: romances, aventuras, comédias, mistérios, épicos, auto-ajuda, poéticos, didáticos... toda leitura faz o ser humano conhecer, abranger, crescer...

Neste blog vamos divulgar, sugerir, incentivar, um espaço para interagir com você, que vai ser nosso seguidor ou dar apenas uma espiadinha, mas será sempre bem-vindo, como aquele amigo que senta para tomar um café e conversarmos sobre aquelas páginas de um livro que mais nos marcou, ou aquele que estamos lendo no momento, então fica aqui nosso convite, entre no nosso blog, tome um café, enquanto passeia pelos nossas postagens, interaja conosco sempre, estamos aqui na rede aguardando a sua chegada.


Abraços literários.


Aparecida





Vamos trocar idéias, opiniões, interagir?

Tem algum comentário ou sugestão para fazer?

Escreva para nós no e-mail: cafecomleituranarede@gmail.com



Loja Virtual

A loja virtual "Café com leitura na rede" está a todo vapor, e convidamos você a visitar nossa loja, lá lhe aguardam ótimos preços, opções para todos os gostos e um atendimento muito, muito especial e amigo.

Acesse agora mesmo:


Abraços


Equipe Café com Leitura na Rede.



terça-feira, 27 de agosto de 2019

Máquinas Mortais


                                                                               


Sinopse- Neste mundo criado por Philip Reeve, a Terra está destruída, o mundo virou um descampado, a tecnologia foi praticamente extinta e todos os esforços humanos se voltaram para um único objetivo: fazer suas cidades sobreviverem.
Para isso, elas precisam se mover em grandes rodas gigantes, as chamadas Cidades-Tração, e lutarem umas com as outras para conseguirem recursos naturais.
Londres é uma grande cidade que está sempre em busca de outras para se alimentar, como dita o Darwinismo: metrópoles consomem cidades menores, que consomem vilas, assim como as vilas comem vilarejos e vilarejos pegam pequenos assentamentos.
Quando Londres se envolve em um ataque à uma cidadezinha, Hester Shaw, uma menina com uma cicatriz no rosto, tenta matar Thaddeus Valentine, o maior arqueólogo da metrópole que é salvo por Tom Natsworthy, um historiador aprendiz.
Hester e Tom são lançados para fora de Londres e agora no vasto Campo de Caça, sem proteção, os dois precisam unir forças para sobreviver em um caminho cheio de saqueadores, piratas e outras Cidades-Tração. Além disso, ao que tudo indica a metrópole está planejando um ato desumano, envolvendo uma arma que pode dar fim ao pouco que restou do planeta.

                                                                                 


Máquinas Mortais não é original, mas ressignifica o pós-apocalíptico.
Aqui as pessoas buscam sobreviver num futuro imaginado (e sucumbido) em cidades que se movimentam.
Máquinas gigantes sobre rodas, que abrigam diversos níveis sociais, administrativos, militares e culturais, verticalizados, que devoram cidades menores para aumentarem suas riqueza e capacidade de sobrevivência.
                
                                                             


Em termos de imaginação o filme foi mais competente em apresentar essas cidades-tração.

O casal de protagonistas, Tom e Hester, são órfãos que sofrem as consequências da ganância (e de pertencerem a uma classe humilde).
Tom poderia ser facilmente incluído no esteriótipo do politicamente correto, mas ele surpreende indo de garoto sonhador à sobrevivente, aprendendo a ver os mundos estático e de tração, com outros olhos conforme a trama vai se desenrolando e é nítido seu amadurecimento. Compreende que as histórias têm muitas verdades, que são muitos os pontos de vista e que sua relação com Londres talvez estivesse do lado errado do game.

Hester Shaw é uma figura misteriosa e solitária envolta em desejo de vingança que não almeja nada além de matar Valentine, o homem que arruinou sua vida. A história deles foi bem inserida na trama e os motivos que guiaram ambos a fazerem o que fizeram são convincentes; o motivo se torna parte do arco da personagem e seu desenvolvimento é uma das peças principais da narrativa, é o tipo de arco que dá emoção à trama, muito além de apenas fugir e correr - como Tom e ela precisam fazer.

Valentine, é um cientista que faz a descoberta da sua vida e comete o erro de não perceber o quanto isso é nocivo, é um vilão com camadas multifacetadas que carrega toda uma crueldade inerente ao personagem.

Katherine, filha de Valentine, é uma garota que não tem nada a questionar sobre a vida e sobre seu pai - até que começa a questionar tudo numa surpreendente evolução de personagem frágil e delicada aos grandes momentos de coragem.
                                                                             


Adoráveis os personagens secundários Anna Fang (Flor do Vento) e o assassino ressuscitado Shrike que abrilhantaram a narrativa enriquecendo a trama central e servindo de suporte para o desenvolvimento da história em momentos de maior tensão.

Máquinas Mortais é uma ótima pedida se você gosta de aventura, ação, suspense, perseguições, boas tramas paralelas e reviravoltas.
Tudo isso sem compromisso com finais felizes e sem estereótipos onde ninguém é só mocinho ou só vilão.
Com final redondinho dentro da proposta, mais do que uma velha distopia é um sci-fi, pós-apocalíptico e steampunk reflexivo sobre a natureza humana que vale muito a pena uma conferida.

Super recomendo.

Abraços Literários e até a próxima.


27 comentários:

  1. sempre tive curiosidade em ler essa distopia e agora que está vindo o filme quero assistir com certeza!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Minha lista de filmes cresce numa velocidade alucinante.
    E além da Net-Claro tenho Netflix, tenho Oldflix, tenho PrimeVideo e os Youtube da vida.
    Minha impressão é que esses filmes nem entendo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Luli! Eu assisti ao filme e engraçado é que as vezes tenho a impressão que curti mais alguns personagens secundários do que os principais. Você acertou na indicação. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse filme e achei super interessante a sua resenha, já quero assistir.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  5. Luli, acredita que não conhecia? E apesar de não ser muito fã de sci-fi, esse filme conseguiu me chamar a atenção! Vou assistir!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  6. Luli ainda não tinha ouvido falar do filme mais pela resenha o filme é bom, já fiquei bastante curiosa Luli bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderExcluir
  7. não conhecia ainda .. mais achei legal , vou procurar saber mais para ver rs .. bjos amore
    www.mundodasfashion.com

    ResponderExcluir
  8. parece ser legal! lembro de ter visto o trailer no cinema!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  9. Oie Luli, amei amei a indicação, curto esses tipos de filmes e já deixei na lista de favoritos para assistir ^^

    bjs

    Ariadne ♥
    De volta ao retrô | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  10. Não li o livro para comparar. Eu vejo a história claramente inspirada no universo de Star Wars.

    A premissa tinha um potencial enorme, mas o filme é apenas razoável. O elenco é fraco e os efeitos especiais são mais interessantes que o desenvolvimento da história.

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Luli! passando aqui para desejar que sua semana seja incrível e abençoada. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Luli,
    Eu gosto do tema futurista, mas me parece tão impossível esta ficção! Nós estamos destruindo o planeta e não tenho dúvida disto, mas não acredito em ataques decidades contra cidade. Já leu Sapiens do Yuval Harari? Dá bem uma noção do que estamos fazendo e para onde caminhamos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Não curto muito esse tipo de filme Luli.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, amada Luli!
    Eu gosto desse tipo de filme, ótima sugestão amiga.

    Infelizmente o planeta está sendo destruído, a natureza chora.

    Abençoada semana, fique com Deus
    Beijos no seu ♥

    ResponderExcluir
  15. Oi querida Luli
    Lendo a resenha estive a pensar que mesmo sendo ficção parece que o autor esteve a retratar esse nosso mundo que caminha para o abismo tal a irracionalidade dos seres humanos que vivem o seu egocentrismo exacerbado sem se preocupar com as feridas mortais que causam no próximo
    Beijinhos perfumados de poesia

    ResponderExcluir
  16. Oi Luli
    Eu não sou muito fã de tramas pós-apocaliptica,mas gostei bastante da sua crítica . Parece ser um filme muito bom

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  17. Oi, Luli!

    Aquele creme é bom demais! O cheiro é sensacional. Mas o que mais curto é que não deixa a pele grudenta! ;)

    Não é o tipo de filme que eu escolheria de primeira pra assistir, sabe?! Mas não dispenso. Achei curioso esse negócio de cidades-tração!

    Ótimo sábado!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  18. Já gostei por não ter compromisso com finais felizes e previsíveis. Talvez para mim, seja um pouco difícil de acompanhar.

    ResponderExcluir
  19. Essa menina arrasa nas críticas, oh My Good!
    Meu esposo estar louco para assistir esse filme e eu com certeza vou pegar carona com ele, haha, só assim eu assisto. Bjão Luly.

    ResponderExcluir
  20. A pure escapist fantasy with amazing visuals and imagination this movies is definitely a fun.
    Adult Toys

    ResponderExcluir
  21. Leituras me lembra vc, Luli querida.
    Por isso quando fiz a TAG lembrei vc.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Luli, amiga preciosa!
    Abençoado fds junto a sua família!

    Beijinhos no seu ♥
    Andréa

    ResponderExcluir