Queremos convidar você a fazer uma viagem, uma viagem mágica, por diversos países, culturas, hábitos, épocas, onde sua imaginação quiser e você se permitir...

Viajar pelas páginas de nossos livros, por vários gêneros, escritores anônimos e ilustradores e também os ilustres escritores: romances, aventuras, comédias, mistérios, épicos, auto-ajuda, poéticos, didáticos... toda leitura faz o ser humano conhecer, abranger, crescer...

Neste blog vamos divulgar, sugerir, incentivar, um espaço para interagir com você, que vai ser nosso seguidor ou dar apenas uma espiadinha, mas será sempre bem-vindo, como aquele amigo que senta para tomar um café e conversarmos sobre aquelas páginas de um livro que mais nos marcou, ou aquele que estamos lendo no momento, então fica aqui nosso convite, entre no nosso blog, tome um café, enquanto passeia pelos nossas postagens, interaja conosco sempre, estamos aqui na rede aguardando a sua chegada.


Abraços literários.


Aparecida





Vamos trocar idéias, opiniões, interagir?

Tem algum comentário ou sugestão para fazer?

Escreva para nós no e-mail: cafecomleituranarede@gmail.com



Loja Virtual

A loja virtual "Café com leitura na rede" está a todo vapor, e convidamos você a visitar nossa loja, lá lhe aguardam ótimos preços, opções para todos os gostos e um atendimento muito, muito especial e amigo.

Acesse agora mesmo:


Abraços


Equipe Café com Leitura na Rede.



domingo, 20 de janeiro de 2013

Incentivo à leitura-


                                                                               


Não sou especialista em educação, mas tenho a mais absoluta convicção de que não há igualdade possível sem o pleno exercício das competências de leitura, escrita, interpretação e argumentação oral. Não há igualdade possível sem o pleno acesso ao conhecimento produzido pela humanidade e contido nos livros. E tenho certeza que construir uma cultura de leitura é um grande desafio, cujas estratégias ainda desconhecemos.
O grande desafio está em descobrir que a chave está em reconhecer o que nos torna iguais; que nossa igualdade está dentro e não fora de nós, que compartilhamos sonhos, medos, esperanças, contradições ... coisa que a literatura é pródiga em revelar.
A literatura é uma nutrição emocional oferecida pelo acompanhamento amoroso de quem escreve.
É expressão da nossa humanidade comum que deve ser oferecida ao outro para que ele descubra não apenas quem é, mas tb quem quer e pode ser.
A literatura acorda a fantasia e a imaginação, vitais para o cérebro realizar sinapses sobre temas abstratos – como a matemática – e desafiadores, como a equidade e a sustentabilidade. O mundo que queremos precisa ser imaginado.
Pelo exposto – e muito mais – consideramos que integra a conquista de igualdade na educação fazer valer a Lei 12.244/2010, que determina que até 2020 todas as escolas do país, públicas e privadas, devem ter uma biblioteca, já que, se efetivada, garantirá maior acesso á leitura e à literatura, ampliando as oportunidades e reduzindo as desigualdades.
Para tanto, é necessário incluir no currículo a formação “leitora e literária”, somar conhecimentos para pensar esta biblioteca com espaço adequado, acervo qualificado e pessoas capacitadas para iniciar na leitura toda a comunidade. O gosto pela leitura não pode surgir da simples proximidade material com os livros, é preciso que alguém lhes dê vida, e não acontecerá de uma hora para outra; construir cultura leitora é tarefa para toda uma vida – o prazer da leitura se constrói e a competência se desenvolve pela leitura.


 Abraços literários.



Nenhum comentário:

Postar um comentário