Queremos convidar você a fazer uma viagem, uma viagem mágica, por diversos países, culturas, hábitos, épocas, onde sua imaginação quiser e você se permitir...

Viajar pelas páginas de nossos livros, por vários gêneros, escritores anônimos e ilustradores e também os ilustres escritores: romances, aventuras, comédias, mistérios, épicos, auto-ajuda, poéticos, didáticos... toda leitura faz o ser humano conhecer, abranger, crescer...

Neste blog vamos divulgar, sugerir, incentivar, um espaço para interagir com você, que vai ser nosso seguidor ou dar apenas uma espiadinha, mas será sempre bem-vindo, como aquele amigo que senta para tomar um café e conversarmos sobre aquelas páginas de um livro que mais nos marcou, ou aquele que estamos lendo no momento, então fica aqui nosso convite, entre no nosso blog, tome um café, enquanto passeia pelos nossas postagens, interaja conosco sempre, estamos aqui na rede aguardando a sua chegada.


Abraços literários.


Aparecida





Vamos trocar idéias, opiniões, interagir?

Tem algum comentário ou sugestão para fazer?

Escreva para nós no e-mail: cafecomleituranarede@gmail.com



Loja Virtual

A loja virtual "Café com leitura na rede" está a todo vapor, e convidamos você a visitar nossa loja, lá lhe aguardam ótimos preços, opções para todos os gostos e um atendimento muito, muito especial e amigo.

Acesse agora mesmo:


Abraços


Equipe Café com Leitura na Rede.



quinta-feira, 16 de junho de 2016

Frankenstein, um querido monstro de 200 anos-

                                                                                    



Há duzentos anos nascia um clássico. No ano de 1816 em uma noite chuvosa na suíça, a inglesa Mary Shelley, trancafiada em Genebra por conta do mau tempo, rabiscava num pedaço de papel o que se tornaria um mito.
A namorada do poeta inglês Percy Bysshe Shelley apostou com o futuro marido quem conseguiria escrever o melhor enredo. Nasceu, então, 'Frankenstein’, ou 'Moderno Prometeu’, um tipo de obra tão surpreendente, inovadora e bem escrita que gera discussões e se mantém atual até os dias de hoje.
Esta é a versão mais conhecida de como surgiu um dos maiores clássicos de todos os tempos, que inspirou inúmeras obras literárias, teatrais, cinematográficas e televisivas ao longo dos tempos.
Diz-se também que a torturada criatura foi inspirada em fatos reais, a partir do mistério que cercava o alquimista Konrad Dippel, um cientista do século 17, que se especula, realizava experiências secretas e bizarras para tentar reanimar o corpo humano.
Dippel morava no castelo Frankenstein, na Alemanha, e por isso as histórias da época diziam que ele assinava o termo “von Frankenstein”.
O fato é que nunca houve nenhuma citação de Mary sobre o folclore Konrad Dippel, mas há relatos de que ela teria ouvido a história  durante o tempo em que passou na Suíça.
E Victor Frankenstein, convenhamos, gera comparações com Dippel suficientes para se considerar tais afirmações.
Vale destacar que  a  autora não se inspirou apenas nos lugares, mas também no espírito do local, especialmente o do filósofo Jean-Jacques Rousseau, natural de Genebra. “A criatura explica no livro que ele nasceu bom, mas a rejeição da sociedade o transformou em mau. Essa é a essência de Rousseau.”
Pouco importa de onde veio a inspiração de Mary, Frankenstein criou um novo gênero de terror e foi um marco na cultura ocidental. Tanto que novas versões de sua história continuam a aparecer, dando os mais inusitados toques a este impressionante conto. Prova disso é o recente filme 'Victor Frankenstein', estrelado pelo eterno Harry Potter, Daniel Redcliffe, e o novo professor Xavier da franquia 'X-Men’, James McAvoy.
A editora Landmark conhecida por relançar clássicos acaba de colocar no mercado a primeira versão de Frankenstein em edição comentada e bilíngue (inglês-português).

A primeira versão para as telonas da história de Mary Shelley, Frankenstein, surgiu em 1931, um curta de pouco mais de 10 minutos, dirigido por J. Searle Dawley.
Frankenstein, o filme considerado o maior clássico de Frankenstein veio 20 depois.
 A Universal Studios adaptou a história, chamou o diretor James Whale e cunhou a eterna figura do monstro com a cabeça quadrada com parafusos. A obra levou os fãs à loucura e se tornou um estrondo.
A Noiva do Frankenstein (1935)- O sucesso em 1931 foi tanto que ganhou uma sequência tendo como foco a criação de uma companheira para o monstro, com Elsa Lanchester no papel da versão feminina da criatura. O longa foi refilmado em 1985, como 'A Prometida’.
O Filho de Frankenstein (1939)- E já que a franquia era um sucesso surgiu novamente em um intervalo de quatro anos, 'O Filho de Frankenstein’. O longa que fechou a trilogia da Universal mostra o filho do Dr. Frankenstein de volta ao local onde tudo começou, na tentativa de ressuscitar o monstro e transformá-lo numa criatura boa.
O Jovem Frankenstein (1974)- Como a maioria dos filmes de sucesso, Frankenstein ganhou diversas sátiras, sendo considerada a melhor e mais engraçada delas a de 1974 que apresentava um doutor  atrapalhado e contou no elenco com os hilários Gene Wilder e Peter Boyle.
Frankenstein de Mary Shelley (1994)- Considerado a melhor adaptação do livro de 1818, o filme conta com um elenco de peso: Robert De Niro na pele do Monstro, Kenneth Branagh como o doutor e Helena Bonham Carter no papel da jovem Elizabeth.
Frankenweenie (2012) (fofo fofo fofo 1000 vezes owm)- Tim Burton também deu sua contribuição para a sétima arte em uma das adaptações mais inusitadas da história de Mary Shelley. Na animação, também de Burton, de 1984, o Monstro é criado por um garoto a partir do cadáver de seu cachorrinho. O público aprovou e o longa foi indicado ao Oscar em sua categoria.
Victor Frankenstein (2015)- O mais recente filme sobre o ser criado em laboratório tem sua história contada a partir de Igor (Daniel Radcliffe), o jovem e perturbado assistente do Dr. Frankenstein (James McAvoy) — até então, apenas um estudante de medicina.

No próximo post vamos resenhar  essa última adaptação cinematográfica do querido monstro.



Até lá e abraços literários!



8 comentários:

  1. adoro filmes de frankenstein. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Frankenstein é mesmo um clássico, gosto bastante :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderExcluir
  3. Não li o livro, mas assisti o filme Frankstein de Mary Shelley.
    big beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Luli!
    Eu trouxe o bolo e vim p/filar um cafezinho, mas fiquei com medo do FRANKENSTEIN e voltei kkkk
    Brincadeirinha!
    Eu adorava ver os filmes de Frankentein, os que vc mostra de 2012 e 2015 eu ainda não vi, mas fiquei curiosa.
    Bjsssss

    ResponderExcluir
  5. Que legal seu post. Gostei das diferentes versões. :P
    Seguindo o blog!

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Eu ficava arrepiada quando via o monstro frank, crus credo nem dormia direito,
    depois foram usando o personagem em animações infantis e até me afeiçoei coma figura bizarra dele.
    beijinhos e bom fim de semana.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Acho que vi todas as versões que já fizerem sobre esse personagem, e sinceramente eu adoro esse tipo de filme e livro! São os meus favoritos!

    Bjos ❤ 😍

    ResponderExcluir