Queremos convidar você a fazer uma viagem, uma viagem mágica, por diversos países, culturas, hábitos, épocas, onde sua imaginação quiser e você se permitir...

Viajar pelas páginas de nossos livros, por vários gêneros, escritores anônimos e ilustradores e também os ilustres escritores: romances, aventuras, comédias, mistérios, épicos, auto-ajuda, poéticos, didáticos... toda leitura faz o ser humano conhecer, abranger, crescer...

Neste blog vamos divulgar, sugerir, incentivar, um espaço para interagir com você, que vai ser nosso seguidor ou dar apenas uma espiadinha, mas será sempre bem-vindo, como aquele amigo que senta para tomar um café e conversarmos sobre aquelas páginas de um livro que mais nos marcou, ou aquele que estamos lendo no momento, então fica aqui nosso convite, entre no nosso blog, tome um café, enquanto passeia pelos nossas postagens, interaja conosco sempre, estamos aqui na rede aguardando a sua chegada.


Abraços literários.


Aparecida





Vamos trocar idéias, opiniões, interagir?

Tem algum comentário ou sugestão para fazer?

Escreva para nós no e-mail: cafecomleituranarede@gmail.com



Loja Virtual

A loja virtual "Café com leitura na rede" está a todo vapor, e convidamos você a visitar nossa loja, lá lhe aguardam ótimos preços, opções para todos os gostos e um atendimento muito, muito especial e amigo.

Acesse agora mesmo:


Abraços


Equipe Café com Leitura na Rede.



segunda-feira, 20 de março de 2017

Caneca Literária #40: Zootopia - Essa Cidade é o Bicho


A Caneca Literária de hoje traz a animação vencedora do Oscar 2017,
Zootopia - Essa Cidade é o Bicho.

                                                                                       


Sinopse:  A moderna metrópole Zootopia é uma cidade diferente de todas as outras. Composta de bairros-habitat como a elegante Sahara Square e a gelada Tundratown, é uma grande mistura onde animais de todos os ambientes vivem juntos — um lugar onde não importa o que você é, do maior elefante ao menor musaranho, você pode ser qualquer coisa.
Mas quando a otimista policial Judy Hopps chega, ela descobre que ser a primeira coelha numa força policial de animais grandes e fortes não é nada fácil. Determinada a provar seu valor, ela agarra a oportunidade de solucionar um caso, mesmo que isso signifique formar uma parceria com o raposo falante e vigarista Nick Wilde, para desvendar o mistério.

Esse filme é maravilhoso! Dirigido por Byron Howard (Bolt e Enrolados) e Rich Moore (Detona Ralph), o 55º filme da Walt Disney Animation mostra que o estúdio continua se atualizando, não só na tecnologia como nos temas que aborda em suas tramas.
Em Zootopia, os animais vivem em um mundo moderno criado por eles e não em um mundo humano ou selvagem, como na maioria das animações.
Predadores e presas convivem em harmonia, não possuindo mais comportamentos selvagens desmedidos.

                                                                                


Visualmente, uma das coisas que mais atraem a atenção são os cenários ricamente detalhados. Foram feitas várias pesquisas sobre o tipo de ambiente em que cada espécie vive e o estilo arquitetônico que mais faria sentido para esses animais.
A ideia era encontrar o equilíbrio entre humano e animal, sem a vibe de sci-fi para que houvesse identificação imediata por parte dos expectadores.
Também é admirável o trabalho da produtora em estudar os bichos que são inseridos  ao longo do filme, transformando-os em animais antropomórficos, mas sem mexer com suas dimensões. 

                                                                               


Assim, quando vemos a policial Judy em meio a um bando de rinocerontes temos a ideia de quão pequenina ela é naquele espaço de grandões. 

As produções da Disney estão se reinventando de tal maneira que é quase possível confundir seus produtos com os da Pixar?
É a pergunta que não quer calar se compararmos Zootopia (2016) com o fenômeno  Frozen (2013), um retorno aos contos de fadas com princesas e canções.
Os executivos arriscaram experimentar e essa reinvenção foi um sucesso que levou o Oscar de Melhor Animação nesse ano!
Uma animação interessante e ousada, que brinca com os filmes policiais hollywoodianos clássicos.

A trama principal no começo até pode parecer simples – envolve o desaparecimento de alguns habitantes da Zootopia –, mas quando somos levados à revelação do destino dos desaparecidos percebemos o aspecto ousado da narrativa.  
                                                                           

Judy e Nick  possuem apenas 48 horas para solucionar o caso, o que torna a participação das preguiças, por exemplo, extremamente engraçada.
 
                                                                             

E ainda aborda com sutileza alguns problemas da sociedade moderna, como discriminação e preconceito.
Não é  só um filme que diz que você deve acreditar nos seus sonhos e em si mesmo.
É uma obra requintada  que faz críticas à sociedade e  às regras impostas. Fala  de problemas atuais (e atemporais) onde temos um modelo pré-estabelecido para tudo como se fossem regras que devessem ser cumpridas sem questionamentos.
No filme, isso é retratado com propriedade no caso da Judy, uma coelhinha pequena e fofiiiiiiiha que quer ser policial, mas que segundo as regras da sociedade, não poderia ser, já que aparentemente é indefesa e frágil, por isso "o mais correto e aceitável" seria ela se tornar uma fazendeira, assim como são todos os coelhos, e Nick, um raposo que queria ser escoteiro para ajudar o próximo, mas por ser um predador, devido à exclusão e desconfiança que a sociedade impunha à sua “categoria”, o que lhe restava fazer era viver de praticar pequenos delitos.
A narrativa torna-se ainda melhor porque o filme busca a reflexão ao invés da doutrinação.
O roteiro  mostra como nascem os preconceitos, passando pela cultura do medo e desconstruindo o papel de cada pessoa na sociedade.
Estas discussões são brilhantemente bem feitas, oferecendo uma mensagem inclusiva, rica e oportuna.

Um mundo fantástico e muitíssimo bem elaborado, com personagens bem construídos que em alguns momentos cria uma imersão tão grande, que você esquece que é uma animação!
Tudo funciona com uma sincronicidade singular!    

Recomendadíssimo para todas as idades!
Impossível não se apaixonar <3

Abraços Literários e até a próxima.



32 comentários:

  1. eu adoro animação e ainda nao assisti zootopia, preciso mt ver

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. vou querer ver. e vc já foi no raposo shopping. eu moro perto. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Eu amo animação e ontem eu estava assistindo esse desenho, como é engraçado rsrsrs....
    Gostei da caneta!

    Beijinhosss ♥
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  4. Eu vi só uma parte do filme e sou louca pra terminar de ver! Primeiro porque eu adoro animações e segundo porque, como você disse, não é só mais uma animação, ela traz toda uma reflexão por trás ^^
    Um beijão,
    Gabs do likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da sua indicação de filme, gosto muito de animação, o meu sobrinho é fascinado por animação, Luli bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Luli, bt!
    Amei a caneca, amei o filme, amei a prosa, enfim, hoje amei tudo por aqui.
    A caneca é muito linda!
    Levo ela p/gente prosear melhor ok?
    Bjssss amiga

    ResponderExcluir
  7. Lendo seu post, fiquei morrendo de vontade de assistir! E amei a caneca.

    Beijos/Xoxo.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fan Page Coisitas e Coisinhas
    Instagram

    ResponderExcluir
  8. Que amor! Amei tanto a caneca, essa filme foi super comentado, né? Quero muito ver! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  9. Não assisti o filme mais achei bem bacana a caneca haha

    www.nataliloure.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie,
    ahhh só eu não vi o filme ainda?
    Não acho para assistir :(

    bjs
    Blog Vanessa Sueroz
    Canal no youtube

    ResponderExcluir
  11. Já vi com o meu filho mais velho e adorei!! E é como você diz, é para todas as idades! :)
    Beijinho Luli!
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Luli!

    Aquele blush é maravilhoso! ;D

    Ainda não vi esse filme, acredita? Mas quero ver! Não sabia que tinham feito essas pesquisas de ambiente. Pelo jeito é uma animação muito bem detalhada! Interessante a história abordar problemas da sociedade moderna. Fiquei ainda mais curiosa pra assistir!

    Ótima quarta!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  13. Oieeee amiguxinha linda e querida
    Acreditas que ainda não vi esse filme?
    Mas louquinha para ver. Já muitas resenhas acerca dele e todas as críticas são favoráveis. E a sua dinâmica aqui deixou=me de pelinhos eriçados. Minha curiosidade foi nas alturas amiga
    Linda noite. Bons sonhos
    Beijos minha amiga querida

    ResponderExcluir
  14. Olé Luly
    Adorei este filme, assisti com minha pequena, e foi
    ótimo eles trazerem realidade de muitos filmes de adultos em um filme de animação.
    Bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Uma gracinha! Ainda não assisti ao filme, mas muitos alunos me indicaram. Depois da sua postagem, reafirmou em minha lista. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    http://paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Luli, bt!
    Eu ando preocupada com vc pq te sinto um pouco envergonhada p/pegar delicinhas p/as nossas prosas. Dessa vez vc só pegou 2 pãezinhos. A vassoura era brincadeirinha amiga, pode pegar 10 ok?
    Eu trouxe mais alguns p/vc "tá" bom? kkkkk
    Bjssss e uma bela tarde aí p/vcs

    ResponderExcluir
  17. Hello, minha linda Luli!

    Raramente eu assisto filme de animação, não tenho muita paciência, o que eu mais gostei foi A Era do Gelo. Rs
    Esse eu ainda não assisti mas se você gostou e pela resenha acho que vou amar! Adorei a caneca!

    Beijinhos no seu lindo ♥

    ResponderExcluir
  18. zootopiaaaaa, meu filme ♥

    amei e a preguiça me representa na vida haha

    seu blog é lindo, já estou te seguindo!

    DANIEL O bLOG!

    ResponderExcluir
  19. Ohhhhhh... eu ainda não assisti, mas já tinha ouvido falar bem. Agora com a sua resenha, ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥, apaixonada!!! Fiquei encantada por saber os detalhes da cidade, a convivência de todos eles (como me imagino num mundo assim!!!) e a trama e diálogos bem elaborados.
    Vou assistir com certeza!
    Parabéns pelo post, eu "xonei!!!".

    Abraços esmagadores e feliz final de semana.

    ResponderExcluir
  20. eununca vi o filme, acho que minha sobrinha já, acho que ela ficaria feliz cm a caneca
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  21. eu amei a caneca. ainda não conhecia o filme , mas vou procurar pra assistir adorei a recomendação flor. beijos

    Taynara
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Luli!! Ainda não acredito que não vi esse filme, eu amo animações e Zootopia parece ser um filme mega inteligente! E a caneca é maravilhosa! Adorei!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  23. eu amo muito filmes de animação! já quero ver só por causa das preguiças! hahahaha <3

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  24. Que caneca mais bonitinha!!! Estou louca para assistir. Na época que estava no cinema, no horário que eu podia ir, só tinha dublado, então deixei para depois.

    ResponderExcluir
  25. Esse filme é muito bom mesmo, pena que eu dormi no final...kkk, eu assisti á noite e estava muito cansada, mas tá gravado, irei assisti o resto. Adorei a caneca, bjus e bom domingo Luly.

    ResponderExcluir
  26. Que linda a caneca!!!
    Acredita que eu estava assistindo com meus alunos, mó curtindo o filme e bateu o sinal pra ir embora e eu não vi o final? Mó mancada...

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  27. Oiee!! Que caneca lindinha!!Eu já vi essa animaçao umas 3 vezes. Realmente é muito legal. Essa parte das preguiças é uma das mais engraçadas mesmo. Chega até dar nervoso. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Os cenário como você disse sao maravilhosos, tudo muito bem produzido, né?
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  28. Melhor filme EVERRR!!Oscar muito merecido, embora eu estivesse torcendo para outro rsrs. Essa caneca está linda, estou desejando!

    Beijos da Tha
    Garras & Esmaltes

    ResponderExcluir