Queremos convidar você a fazer uma viagem, uma viagem mágica, por diversos países, culturas, hábitos, épocas, onde sua imaginação quiser e você se permitir...

Viajar pelas páginas de nossos livros, por vários gêneros, escritores anônimos e ilustradores e também os ilustres escritores: romances, aventuras, comédias, mistérios, épicos, auto-ajuda, poéticos, didáticos... toda leitura faz o ser humano conhecer, abranger, crescer...

Neste blog vamos divulgar, sugerir, incentivar, um espaço para interagir com você, que vai ser nosso seguidor ou dar apenas uma espiadinha, mas será sempre bem-vindo, como aquele amigo que senta para tomar um café e conversarmos sobre aquelas páginas de um livro que mais nos marcou, ou aquele que estamos lendo no momento, então fica aqui nosso convite, entre no nosso blog, tome um café, enquanto passeia pelos nossas postagens, interaja conosco sempre, estamos aqui na rede aguardando a sua chegada.


Abraços literários.


Aparecida





Vamos trocar idéias, opiniões, interagir?

Tem algum comentário ou sugestão para fazer?

Escreva para nós no e-mail: cafecomleituranarede@gmail.com



Loja Virtual

A loja virtual "Café com leitura na rede" está a todo vapor, e convidamos você a visitar nossa loja, lá lhe aguardam ótimos preços, opções para todos os gostos e um atendimento muito, muito especial e amigo.

Acesse agora mesmo:


Abraços


Equipe Café com Leitura na Rede.



segunda-feira, 13 de março de 2017

Vozes de Tchernóbil-

                                                                                


Ao longo da história muitas foram as catástrofes, de causas naturais ou intencionais e algumas resultados de erro e negligência. Quando pensamos em acidentes nucleares, um dos que  permaneceu na lembrança, pela magnitude e efeitos até hoje impingidos aos bielorrussos, ucranianos e russos, foi o de Tchernóbil.
No dia 26 de abril de 1986 ocorreram uma série de explosões na usina nuclear de Tchernóbil, localizada em Prípiat, na Ucrânia, próximo à fronteira da Bielorrússia,  então parte da União Soviética. O acidente lançou grandes quantidades de partículas radioativas na atmosfera da URSS e de boa parte da Europa, transformando Prípiat em uma cidade fantasma, matando milhares de pessoas, plantas e animais.
O livro foge aos padrões de contar uma história com começo meio e fim. Também não segue o padrão de contar biografias, mas sim de contar na visão dos impactados o que eles viveram após o acidente. 
 "Vozes de Tchernóbil", da jornalista bielorrussa Svetlana Aleksiévitch vencedora do prêmio Nobel de Literatura 2015, traz relatos de ex-trabalhadores da central, soldados, cientistas, médicos, viúvas, evacuados, residentes ilegais em zonas proibidas e várias pessoas que sobreviveram ao maior acidente nuclear de toda a história.
Muito mais do que discorrer sobre os efeitos físicos da radiação, a obra retrata a vida da população local após o trágico incidente, cujos resultados físicos e emocionais foram como o envenenamento da própria alma. 
São muitos os pontos de vista e questionamentos que nos permitem refletir sobre diversos ângulos, inclusive a cultura e mentalidade do povo de um regime totalitário e patriotismo pontuado, e compreender porque os resultados foram ainda piores do que poderiam ter sido. Sobre causas e conseqüências, onde ninguém sabe quem é o culpado, e cujo número de vítimas continua incerto até hoje, quase 32 anos depois da tragédia.
As pessoas repetem que foi pior que a guerra, já que ninguém estava preparado para o que aconteceu, não recebiam informações, tudo era omitido ou então diminuída a importância do fato, os trabalhadores não tinham equipamentos de proteção adequados e se tinham não entendiam a necessidade de usar.
É evidente o trabalho que Svetlana teve ao longo dos anos para juntar os relatos e a maestria com que os alinhavou de forma a criar uma linha temporal e emocional coesa. Há relatos emocionantes como o da esposa do bombeiro que trabalhou tentando apagar o incêndio inicial na usina, sem maior proteção da que a usual e que se tornou uma das primeiras vítimas da tragédia. O do esvaziamento sem pressa e pouco efetivo das zonas atingidas; da família que optou por deixar a zona da guerra para morar na terra abandonada de Tchernóbil, o trabalho dos “liquidadores”, como ficaram conhecidos os homens que foram encarregados de minimizar as conseqüências do acidente lidando diretamente com a radiação, à qual nem mesmo os robôs resistiam,  dos pilotos dos helicópteros e dos mergulhadores que se ‘voluntariaram’ para impedir que o desastre fosse maior, descrições dos extermínios dos animais domésticos, e há o relato de Svetlana sobre sua experiência dos acontecimentos e como fiel depositária das muitas vozes que hoje já estão caladas para sempre.

O livro pode ser considerado literatura (ela ganhou o Nobel de Literatura em 2015)?
A própria Svetlana respondeu em seu discurso durante a entrega do Prêmio Nobel (adicionado à edição brasileira):
“Ouvi mais de uma vez e ainda ouço que isso não é literatura, que é documento. Mas o que é literatura hoje? Quem pode responder? Vivemos mais rápido que antes. O conteúdo rompe a forma. Ele quebra e modifica. Tudo extravasa das margens: a música, a pintura e, no documento, a palavra escapa aos limites do documento. Não há fronteiras entre o fato e a ficção, um transborda sobre o outro.”

O livro representa um texto jornalístico sem dúvida, mas é pleno de literatura.
É daqueles livros que escancaram a fragilidade humana e o sofrimento, expõe o egoísmo e o preconceito, mas também traz à tona a força e a resiliência de um povo.
É uma leitura cruel, sofrida e angustiante, e um alerta sobre o uso da energia atômica, mas é  também um livro reflexivo que emociona e faz compreender melhor sobre o nosso tempo.
É uma leitura de imersão para absorver todas as informações.
É preciso “ler” para “ouvir” as vozes de Tchernóbil.


Recomendado para quem quer se aventurar na não-ficção já que a realidade causa sim muito desconforto, mas deixa transparecer resiliência, humanismo e esperança.

Abraços Literários e até a próxima.

20 comentários:

  1. Embora possa ser desconfortável devemos sempre ter vontade de conhecer a história do nosso mundo.
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. tenho um livro dessa autora aqui a ler. quase peguei ontem pq terminei o q estou lendo, mas escolhi um da alice munro. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Olha... já gostei. Eu sempre curto muito ver filmes desse tipo, mas livro nunca que saberia que tinha.
    Gostei mesmo.

    Bjim...
    >>blog Usei Hoje<<
    Instagram | Twitter | Fan Page

    ResponderExcluir
  4. Amei seu post Luli, ainda não conhecia essa autora e fiquei super curiosa. Além disso, nunca li nenhum livro com história assim! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Deve ser bem interessante esse livro. Lembro que estudei na época de escola.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da resenha literária e não conhecia essa autora.

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  7. Literatura ou não, a leitura deve ser bem interessante, já que fala de um fato histórico muito triste.

    Beijos/Xoxo.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fan Page Coisitas e Coisinhas
    Instagram

    ResponderExcluir
  8. Oi Luli!
    Eu não consigo ler enredos assim, com essa temática forte. Me faz mal. Quando leio algo sobre a Segunda Guerra Mundial eu sofro, mesmo que seja romanceado. Mas, deve ser um livro incrível!
    Parabéns pela resenha, minha amiga!

    Beijoooo 💖💖💖

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luli, bt!
      Não é minha leitura preferida, mas acho que todos deveriam ler p/entender o que foi a tragédia de Tchernobil. Triste? Sim, mas real!
      Bjsss amiga

      Excluir
  9. Realmente uns dos desastre que não sai da memória do mundo é o do Tchernóbil, esse livro conta tudo, é bastante interessante, conta os fatos que não sai da memória, Luli bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderExcluir
  10. Hello, minha linda Luli!

    É um livro que mexe com os sentimentos por ser real e não ficção. Uma tragédia chocante e triste, não tem como esquecer.

    Tenha uma semana cheia de coisas boas junto a sua família!
    Bjoos no seu lindo ♥

    ResponderExcluir
  11. É uma leitura bem intensa, impossivel não se emocionar

    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues


    ResponderExcluir
  12. eu considero uma literatura por falar de um fato histórico, apesar de não ter lido nada muito aprofundado sobre a história verídica, adorei a recomendação, ótima resenha bjs

    Taynara Mello
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  13. Fiquei super interessada nesse livro Luli.

    Valeu pela dica.

    Boa quarta sua linda !!

    PS: Adoro ler teus comentários no meu Blog, obrigada por estar sempre lá ;)

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Julinha e os Vídeos - Canal do Youtube |

    | Cadastre-se no Clixsense e Ganhe por Clicar em Links |

    ResponderExcluir
  14. Pra quem nasceu na década de 80 como eu, sem dúvidas cresceu com o medo da Guerra Fria. Acho super interessante a ideia do livro, é um capítulo triste da história mundial, que nunca podemos esquecer. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    http://paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, Luli!

    Aquele desodorante foi um achado pra mim! ;)

    Vou dar uma olhada na loja. Achei o máximo aquela capinha!

    Independentemente de ser ou não literatura, parece ser um livro extremamente forte e impactante! Não sei se leria agora, porque estou vivendo um momento meu de muita fragilidade (acho que já tinha comentado isso antes) e isso não me faria bem. Mas mais pra frente sem dúvida que quero ler!

    Ótima quarta!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  16. Oiê, bn!
    Não entendi pq meu comentário saiu como resposta da Cecy, eu ia até excluir p/comentar novamente, mas tudo bem! kkk
    Amiga, eu senti que vc ficou envergonhada e só pegou 3 coxinhas, mas como eu sei também que vc é "GARRADA" nelas, resolvi então trazer uma marmitinha com mais algumas p/vc se deliciar enquanto proseia com os amigos. Gostou do mimo? kk
    Bjsss e uma noite muito linda aí p/vcs tb

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde, como vai?
    Ainda nao conhecia a história mais achei bem interessante.
    beijos
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
  18. deve ser super interessante! adorei a indicação!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  19. Adoro livros assim, que além de muita informação importante, passa um pouco da dor do outro para nós.
    Adorei a indicação, esse eu quero ler, bjocas no coração.

    ResponderExcluir