Queremos convidar você a fazer uma viagem, uma viagem mágica, por diversos países, culturas, hábitos, épocas, onde sua imaginação quiser e você se permitir...

Viajar pelas páginas de nossos livros, por vários gêneros, escritores anônimos e ilustradores e também os ilustres escritores: romances, aventuras, comédias, mistérios, épicos, auto-ajuda, poéticos, didáticos... toda leitura faz o ser humano conhecer, abranger, crescer...

Neste blog vamos divulgar, sugerir, incentivar, um espaço para interagir com você, que vai ser nosso seguidor ou dar apenas uma espiadinha, mas será sempre bem-vindo, como aquele amigo que senta para tomar um café e conversarmos sobre aquelas páginas de um livro que mais nos marcou, ou aquele que estamos lendo no momento, então fica aqui nosso convite, entre no nosso blog, tome um café, enquanto passeia pelos nossas postagens, interaja conosco sempre, estamos aqui na rede aguardando a sua chegada.


Abraços literários.


Aparecida





Vamos trocar idéias, opiniões, interagir?

Tem algum comentário ou sugestão para fazer?

Escreva para nós no e-mail: cafecomleituranarede@gmail.com



Loja Virtual

A loja virtual "Café com leitura na rede" está a todo vapor, e convidamos você a visitar nossa loja, lá lhe aguardam ótimos preços, opções para todos os gostos e um atendimento muito, muito especial e amigo.

Acesse agora mesmo:


Abraços


Equipe Café com Leitura na Rede.



domingo, 15 de abril de 2018

As Asas do Desejo-


                                                                             


O filme começa com o anjo Damiel no alto da Gedachtniskirche, igreja berlinense bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial (e mantida em ruínas após o conflito como símbolo histórico) olhando a humanidade, numa antítese do anjo que vê dos céus os homens e sua destruição.
Nos primeiros minutos a câmara (subjetiva, que simula o olhar de um personagem) está no alto, vendo lá embaixo a cidade, e nós vemos o mesmo que os anjos veem.
E eles descem à Terra, caminham entre nós, estão nos carros, trens, bus e metrô, ouvem nossas súplicas e (principalmente) nosso silêncio e observam tudo (e às vezes intervêm).
Numa época dividida (literalmente) pelo muro, e pela guerra fria, ideologias, economia, política insegurança, dores e saudades, num cenário devastado e pessoas oprimidas, os anjos Damiel e Cassiel tentam consolar.
A relação entre os anjos e os humanos é enriquecida pelo fluxo de consciência (stream of consciousness, técnica literária que usa associação de ideias; raciocínio lógico e impressões pessoais) e está presente na cena em que Damiel tenta aplacar o desespero de um homem acidentado e na que Cassiel tenta evitar o suicídio de um rapaz, que pula do prédio, apesar dos seus esforços.
Ainda que a ambientação remeta à política o diretor fala sobre humanos – e anjos. E se os anjos de Wim Wenders estão em Berlim é porque era a metrópole do país do cineasta. O muro dividindo a cidade não importa, para os anjos, a cidade dividida em duas é uma só, e Berlim, mais do que cenário é um personagem.
As Asas do Desejoé um filme reflexivo que observa a vida, a passagem do tempo, a consciência a respeito de si, a descoberta da própria identidade e o existencialismo.
Os anjos reconhecem as dores mais profundas da humanidade e imaginam reações, mas não são capazes de sentir as alegrias e a materialidade, nem podem experimentar o amor, que Damiel começa a sentir por Marion. Em uma conversa com Cassiel ele revela seu desejo de se tornar humano e experimentar um mundo, como ele mesmo diz: de poder “achar” em vez de saber.
Se na sociedade racional não acreditamos mais em anjos, então eles não existem.
Se existem, são infelizes. Se são infelizes, merecem ser salvos sendo reconduzidos à condição de mortais para então receberem a graça de ter um anjo em suas vidas :p
Na Alemanha,  Der Himmel über Berlin, O Céu Sobre Berlim, o título original.
Em todo o mundo, As Asas do Desejo, sem dúvida exprime o plot: anjos que desejam e Asas do desejo é um longo voo.
O divino e o humano estão presentes na cena em que Damiel e Cassiel estão na biblioteca pública de Berlim num travelling (movimento de câmera em que ela se desloca no espaço ao contrário da panorâmica em que ela gira sobre o próprio eixo sem se deslocar) em que a câmera não para um instante passeando por todo o local, enquanto as pessoas leem, com os anjos ao seu lado, mistura dos mundos, numa referência ao conhecimento, maneira com a qual os homens vivem na posteridade.
O desejo de Damiel para se tornar humano é atendido e o anjo caído descobre a primeira dor humana ao ser atingido na cabeça por um objeto e sente fome pela primeira vez.
A fotografia, até então em preto e branco, se transforma cheia de cores com todos os tons da vida.
Wim Wenders nos mostra que enquanto muitos de nós queremos mais do que o tempo que nos foi dado para viver, alguns anjos, cansados da eternidade, gostariam mesmo era provar o gosto de um café, um aperto de mão, um abraço, e claaaaaaaro, o amor.

Premiado em Cannes, e considerado um dos melhores da década de 80, o filme tem força e beleza que instauram uma atmosfera de mistério absoluto.

Agradeço ao Hugo, do blog Cinema – Filmes e Seriados (aqui) pela indicação.
Uma aula de cinema, de história e  existencialismo.
Assistam, quem se envolve na sua poetice, sempre irá recordar-se dele.


Abraços Literários e até a próxima.



28 comentários:

  1. eu sou apaixonada por esse filme, até anotei um trecho do texto. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Achei que já tinha assistido um filme com esse nome. Mas é completamente diferente do que eu lembro.
    Não gosto de anjos, não acredito em anjos, mas sua resenha, Luli querida, é de matar de desejo.
    Vou correr atrás.
    E Hugo é nota 10.
    Entende muito de cinema.
    Vc também entende, já vi.

    Olha quero vê uma foto de sua gata, viu?

    ResponderExcluir
  3. Oi querida Luli
    Sua resenha está tão singular que já aguçou o desejo. Vou deixar anotadinho para ver oportunamente
    Um feliz e iluminado domingo
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Luli, agradeço por citar meu blog e fico feliz em saber que gostou do filme.

    É um belíssimo filme, uma verdadeira obra-prima.

    Outra dica. Existe uma sequência deste filme chamada "Tão Longe, Tão Perto" de 1993. Não chega a ter a mesma qualidade, mas ainda assim é outro filme extremamente sensível.

    Bjos e um bom domingo!

    ResponderExcluir
  5. Luli não conhecia o filme mas gostei da história, fiquei bastante curiosa, histórias de anjos são bastante interessantes, Luli bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderExcluir
  6. Luli, não conhecia esse filme, mas agora preciso assistir! Adoro o gênero e mais ainda, por ser passado na Alemanha!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  7. Olá Lulli
    Eu amo o jeito como você escreve suas resenhas sempre fico curiosa com as histórias após ler suas resenhas, e o mesmo aconteceu com esse filme, estou muito interessada e o filme parece ser muito bom!
    Beijos <3

    estanteclassica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Luli! Como boa fã de Supernatural, a temática angelical me chama muita atenção! Ainda mais se for algo recheado de qualidade e profundidade como As Asas do Desejo. Que bom que você compartilhou com a gente essa dica. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
  9. Very interesting post. Great idea and tnx for sharing with us... kisses

    Follow for follow? kisses

    www.ioannesstyle.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Luli!

    Nossa, fiquei muito impressionada com aquele site. É maravilhoso! Todos os preços são mais baixos do que em outros lugares. Mas o melhor de tudo é que os itens chegam intactos! ;D

    Então, nunca usei esse produto. Mas fiquei extremamente curiosa pra testar! Ainda mais que minha pele anda bem vermelha e nada do que tenho tentado tá dando certo... Comprei (novamente naquela drogaria) o Epidrat Calm, que seria minha última tentativa antes de tomar vergonha na cara e ir em um dermatologista! hahaha! Porém, se não der certo, quero tentar esse item que você indicou!

    Lendo sua resenha fiquei pensando "acho que já vi esse filme"! Aí me toquei que na verdade o que assisti foi o "Cidade dos Anjos". Fui procurar e descobri que é o remake desse filme! hahaha! Juro que não sabia disso... A história é linda, apesar de melancólica ao cubo, né?!

    Ótima segunda!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  11. Oie Luli!

    Não conheço esse filme, nunca nem.tjnha ouvido falar nele, rs, mas, você descreveu de uma maneira tão clara que deu a impressão que eu estava assistido ao mesmo, rs...

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  12. adorei a indicação!
    não conhecia e parece ser ótimo!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  13. Que resenha mais detalhada, Luli. Impossível não ficar com vontade de conhecer! Adorei a história.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia, não faz meu estilo mas tem um plot bem interessante e bonito.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  15. Olá, amada Luli!

    Os anjos são enviados de Deus, esse filme deve ser lindo.
    Amei a resenha, obrigada por mais essa indicação.

    Desejo a você junto aos seus amados uma excelente semana!
    Beijinhos no seu lindo ♥
    Andréa

    ResponderExcluir
  16. Eu adoraria ver esse filme, só assisti a refilmagem Cidade dos Anjos.
    Um ótimo dia para você.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  17. Luli querida, também ri muito, depois que reli a postagem, com o problema de enfiar a linha na agulha.
    Nunca aconteceu isso. A linha é forte e eu enxergo bem com óculos de leitura.
    Não sei o que aconteceu.
    Tenho outras costuras para fazer e o medo de não enfiar a agulha, me faz empurrar a costura para não sei quando.

    Não consegui vê sua gata.
    Acho que não acertei abrir.

    O filme "Perfeitos desconhecidos" não consegui assistir. ainda. Só aparece o trailer.

    Acho que esse filme " as asas do desejo" confundi com um filme com Meg Ryan e Nicolas Cage.

    Sim, Hugo é nota 10.
    Sabe que ele por 2 vezes me mandou DVDs de filmes?
    Filmes que eu queria vê e não encontrava.

    Use mais vezes (risos) o avental, ok?
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  18. Oi Luli! Passando aqui para lhe desejar uma ótima quarta-feira. Beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
  19. Gostei da proposta do filme, temas existencialistas são bem interessantes . Vou dar uma procurada.
    www.verdeveggie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. OOOOOOOOOOOI


    gente, como nunca tinha ouvido falar desse filme??? é triste que as vezes a gente se pega muito em blockbuster e deixa passar essas obras lindas estrangeiras.
    Eu adoro o ritmo de filmes estrangeiros, aliás. Logo, já quero muito ver esse e ter um dia de bastante reflexão!

    beijo
    www.beinghellz.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Luli!
    Acho que já vi esse filme,pelo menos a sinopse é muito parecida kkkkkkkk
    Gosto de filmes reflexivos,que mexem com o nosso sentimento.Filme pouco conhecido,mas que com certeza vale a pena ser mais divulgado.
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Luli, sabe quando você lê algo e chega no final sem folego? Foi eu ao ler essa indicação sua, parece um filme fantástico e pra se refletir bastante, se já quero ver? Com certeza!

    bjs

    Ariadne ♥
    www.devoltaaoretro.com.br

    ResponderExcluir
  23. Parece ser fantástico!
    Amei

    https://rosisilvahblogg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Luli! Costumo dizer que a capoeira me mostrou a real história do Brasil, por que pra sermos educadores da arte precisamos entender a relação colonizador-colonizado. É um esporte apaixonante. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
  25. Oi Luli, bt!
    Eu ainda não vi o filme, mas se tem anjo eu já amei. Já assisti "CIDADE DOS ANJOS" umas 500 vezes e se se passar novamente vou p/as 501 vezes kkkkk
    Bjssss amiga e um ótimo FDS p/vcs

    ResponderExcluir
  26. Luli! Acredito que pelo preço baixo vale testar. Vai que seu cabelo reage melhor, né?! E eu não odiei profundamente aquele produto, sabe?! Mas acho que elevei demais as minhas expectativas! hahaha! ;D

    Ótima sexta!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  27. Parece muito interessante, Luli! Confesso que nunca tinha ouvido falar. Bjs e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  28. Oi Luli!
    Ainda não tinha ouvido falar desse filme,mas fiquei bem curioso com a história.
    Essa relação de anjos e humanos em um ambiente conturbado....sério,vou pesquisar esse filme aqui,já me interessei!
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir