Queremos convidar você a fazer uma viagem, uma viagem mágica, por diversos países, culturas, hábitos, épocas, onde sua imaginação quiser e você se permitir...

Viajar pelas páginas de nossos livros, por vários gêneros, escritores anônimos e ilustradores e também os ilustres escritores: romances, aventuras, comédias, mistérios, épicos, auto-ajuda, poéticos, didáticos... toda leitura faz o ser humano conhecer, abranger, crescer...

Neste blog vamos divulgar, sugerir, incentivar, um espaço para interagir com você, que vai ser nosso seguidor ou dar apenas uma espiadinha, mas será sempre bem-vindo, como aquele amigo que senta para tomar um café e conversarmos sobre aquelas páginas de um livro que mais nos marcou, ou aquele que estamos lendo no momento, então fica aqui nosso convite, entre no nosso blog, tome um café, enquanto passeia pelos nossas postagens, interaja conosco sempre, estamos aqui na rede aguardando a sua chegada.


Abraços literários.


Aparecida





Vamos trocar idéias, opiniões, interagir?

Tem algum comentário ou sugestão para fazer?

Escreva para nós no e-mail: cafecomleituranarede@gmail.com



Loja Virtual

A loja virtual "Café com leitura na rede" está a todo vapor, e convidamos você a visitar nossa loja, lá lhe aguardam ótimos preços, opções para todos os gostos e um atendimento muito, muito especial e amigo.

Acesse agora mesmo:


Abraços


Equipe Café com Leitura na Rede.



sexta-feira, 22 de junho de 2018

Um De Nós Está Mentindo-


                                                                             


Sinopse- Numa segunda-feira, cinco estudantes do colégio Bayview entram na sala de detenção: Bronwyn, a gênia que quer estudar em Yale e que nunca quebra as regras. Addy, a perfeita definição da princesa do baile de primavera. Nate, o criminoso em liberdade condicional por tráfico de drogas. Cooper, o astro do time de beisebol. E Simon, o criador do mais famoso app de fofocas da escola.
Só que Simon, antes do fim da detenção, está morto. E, de acordo com os investigadores, a sua morte não foi acidental. Na segunda-feira, ele morreu, mas planejava postar no dia seguinte fofocas quentes sobre os companheiros de detenção, o que faz os quatro serem suspeitos do seu assassinato. Ou são eles as vítimas perfeitas de um assassino que continua à solta? Todo mundo tem segredos, certo? Mas, até onde você iria para proteger os seus?

Os capítulos são narrados pelos quatro alunos detidos: Addy, a princesinha; Bronwyn, a inteligente; Nate, o delinquente; Cooper, o atleta, e Simon, a vítima, que tinha um aplicativo de fofocas e postava sobre segredos dos alunos.
No decorrer da narrativa há vários segredos descobertos de todos os envolvidos e pistas que vão sendo entregues formando um quebra cabeças de quem matou Simon.
Conforme vamos conhecendo sobre cada personagem ele vai se descortinando para o leitor, mas acho que houve uma certa dificuldade da autora em construir personalidades divergentes.
As narrativas são bem similares (muito mesmo) o que confunde e demora para ganhar a fluidez necessária para o livro ganhar o leitor.
Também achei que apesar de abordar vários temas como bullying, depressão, homossexualidade, preconceito, abuso, famílias desajustadas e drogas, nenhum assunto é bem desenvolvido.

A obra não é um thriller, como ficou subtendido na sinopse, mas um suspense adolescente estruturado sobre os segredos dos personagens e a maneira como cada um lida com eles.
Com relação a como cada personagem lidou com a situação, apesar de satisfatório, não foi além do clichê o que fica explícito quando Simon antes de morrer diz que todos naquela detenção são estereotipados: a nerd, a gostosa, o atleta e o bad boy. Assim quando a autora faz a inversão de personalidades, através dos segredos de cada um, em vez de criar contextos para inserir surpresas, ela retoma o ambiente teen, ou seja, a garota estudiosa rouba o gabarito de uma prova, o atleta é homossexual, a princesinha traiu o namorado e o bad boy que … siiiiim ele vende drogas e todo mundo no colégio sabe.
Talvez o mérito da obra seja a percepção em relação às mídias sociais e como elas afetam a vida das pessoas. Ninguém faz fofoca porque quer ajudar e ninguém se preocupa em investigar se é boato.

Apesar de não ter sido a leitura que eu esperava, de ter personagens óbvios e sem tempero, além de (muitos) momentos entediantes, é uma obra com desenvolvimento linear e razoável, que tem significância ao abordar temas presentes em nosso dia a dia.
Karen McManus propõe a reflexão sobre como julgamos as pessoas, como manter segredos é difícil e principalmente como a vida pessoal pertence unicamente ao individuo.
Na minha opinião é um YA (Young Adult) destinado a leitores que estão iniciando em suspense, já que a trama é bem previsível ou leitores entre 10 e 16 anos.


Praguinhas e pestinhas que querem saber quem matou Simon é só selecionar o texto em branco.
Spoiler: Já que nenhum dos quatro protagonistas tem um motivo, ao menos plausível, para matar e já que nenhum deles chega perto do copo que contém a substância alérgica que mata Simon, você logo nas primeiras páginas pensa: será que foi ele? Ah não! Não pode ser assim tão fácil né?
Mais pra frente um dos personagens descobre um comentário da vítima em um fórum da internet onde ele escreve que quer se matar, mas que queria se vingar de quem não gostava.
Portanto, não há assassinato e sim suicídio.
Simon planeja os detalhes da sua morte, escolhendo “a dedo” os quatro alunos que estariam na sala com ele. Cada pessoa escolhida fez algo de ruim para Simon, mesmo “sem querer” e ele para se vingar, orquestra esse ardiloso plano. Fim do Spoiler.


Abraços Literários e até a próxima.


26 comentários:

  1. só pelo nome do livro já fiquei interessada. mas parece q é um livro adolescente, aí eu passo. mas a capa do livro é fantástica. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. bOM DIA, COMO VAI?
    eU GOSTEI BASTANTE DA SIA INDICAÇÃO POR ENVOLVER ADOLESCENTE JA ME CHAMA BASTANTE ATENÇÃO
    BEIJOS
    http://pausaparaucafe.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Gostei da capa do livro e parece ser uma história policial.
    Não conheço a autora e não descobri no spoiler quem matou Simon. Mas queria saber.
    Quando sei o fim de um livro ou de um filme, nunca perco o interesse. Até gosto.

    Como vc, leio em todo lugar que posso carregar meu livro.
    Nas salas de espera de consultas é o que tem sido mais frequente.
    Mas como disse, estou num estresse que parece não acabar com a "maldita do 12".

    Já estou no final do livro (O livro do amanhã).
    Estou encantada de verdade com a "adolescente" Tamara que parece uma adulta.
    Como vc leio capítulos. E grifo muito além de colocar post it.
    As vezes tenho precisado retornar algumas páginas, mas se tão grifadas, essa "volta" torna-se mais fácil.

    Tenho usado aquelas fichas.
    Muito útil.
    Mas não tenho nem metade da facilidade que vc tem para comentar.

    E onde vc assistiu "Honra ao Mérito".
    Vi seu comentário no Hugo e quero assistir mas não encontro "free".

    ResponderExcluir
  4. Que indicação maravilhosa, Luli. Já tinha visto alguns posts sobre a fiquei muito animada para conhecer. Parece ser ótimo!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Luli, bn!
    Curiosa como eu sou é claro que vou querer saber quem está mentindo. O livro parece bom mesmo!
    Bjsss amiga e um belo FDS p/vcs

    ResponderExcluir
  6. Oi!

    O livro parece ótimo!

    aproveita e segue o blog?
    Valeu! | OWNTHETIDE

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha, estou bem curiosa pra ler o livro, apesar de ser um pouco comum , a leitura ainda me deixa um pouco interessada rs.
    Beijos bom final de semana
    http://bellapagina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ai Luli, pela sua resenha eu não animei não kkkkkkk. Parece bem sem sal mesmo. xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  9. Oi Luli,
    Vou te falar que espero algo meio Pretty Little Liars nesse livro, rs. Já ouvi muitos elogios de fãs da série e como eu gostava da proposta mais adolescente, quero ler!
    Tomara que goste!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Deve ser bem legal esse livro.
    big beijos
    luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Luly, gostei da sua resenha, eu fiquei bem curiosa pra saber quem tinha matado o Simon e acabei lendo o spoiler hehe eu achei legal a reflexão que o livro traz e os temas são bem atuais. Mas apesar da trama ser bem previsível, como você comenta, parece ser uma leitura legal :D

    bjs

    Ariadne ♥
    www.devoltaaoretro.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, Luli!

    Amo muito aquele shampoo para cabelos super oleosos da Salon Line. Um dos melhores que já testei até hoje! ;)

    Ai, tenho certa impaciência com histórias que possuem narrativas muito similares! hahaha! Normalmente quando isso acontece eu tenho que ficar voltando pra lembrar quem é o personagem que está falando. Esse negócio de nenhum assunto ser bem desenvolvido também é chato! Apesar de ter o ponto alto das mídias sociais, acho que dispensaria a leitura.

    Ótimo domingo!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  13. Estou muito curiosa pra ler esse livro, amei sua resenha Luli :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Luli, eu gosto bastante de obras que contam com pontos de vistas diferentes, como é o caso desse livro que os capítulos são narrados por 4 alunos. Pena que é somente razoável... Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
  15. Que bacana este livro, achei muito interessante mesmo!
    Ótima dica.

    Beijos,

    www.nossoglamour.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Luli o livro é ótimo a história é bastante interessante tem uma reflexão, gostei de conhecer o livro, ótima a sua indicação de livro, Luli bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderExcluir
  17. Olá, minha querida Luli!
    Trouxe um ☕ para prosear um pouquinho.
    Gosto de suspense, com esse tempinho frio eu tiro mais tempo para leitura. Amei a capa e a resenha.

    Abençoada semana, junto a sua família!
    Beijinhos no seu lindo ♥
    Andréa

    ResponderExcluir
  18. Oi, Luli!

    Fiquei bem surpreendida com aquele demaquilante. Não esperava que ele fosse tão bom! Estou testando agora o sabonete de limpeza da marca. Logo solto uma resenha contando o que achei! hohoho! ;D

    Ótima segunda!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  19. Oi Luli, bt!
    Estou passando p/desejar uma semana de sucesso e abençoada p/vcs e também p/trazer a marmitinha que vc acaba sempre esquecendo kkk
    Bjsssssssss amiga

    ResponderExcluir
  20. me interessou bastante a historia, apesar de nao ser um thriller essa vibe de segredos e mistério me intrigou bastante

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  21. Passei longe do spoiler, pois esse livro está na minha lista [que só cresce pq a pessoa aqui é enrolada d+]. Pena q não gostou tto assim, a outra resenha q vi foi da mesma opinião que a sua, mas como fiquei curiosa, quero ler.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  22. Oi Luli! Vim aqui só pra te desejar um dia lindo e dizer que tem postagem nova lá. Beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
  23. mesmo tu dizendo que é meio previsível, fiquei curiosa pra ler a trama! kkkkk

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  24. Oi Luli!
    Tive muitos problemas com esse livro também,até porque eu esperava uma coisa e a autora mostrou outra completamente diferente.Acabou sendo meio que uma decepção pra mim,mas tem algumas reflexões interessantes.Os personagens são muito sem graça mesmo,me irritei com vários ao longo da leitura kkkkkkkkkk
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. rs praguinhas e pestinhas... vou ver, já que não me interessei por lê-lo. :O ... Li! rsrsrs.
    No começo do post pensei "parece legal", acho que vai pra listinha. Aí continuando a ler seu post, descartei.
    A gente lê tanto que começa ficar seletivo em alguns títulos, né? Mesmo que tenha uma mensagem por trás da leitura, os clichês acabam sendo descartados.
    Mas, como vc colocou, pode ser interessante para quem está iniciando nesse mundo!

    Obrigada pelo carinho com meu Projeto!
    Muito trabalho e esperando fazer a diferença e ver os frutos dessas sementes. O ser humano está muito desconectado do sentir e amar - precisa voltar no caminho e reaprender a respeitar a vida. Gostaria muito de ser a diferença e ver mudanças nessas atitudes.

    Abraços esmagadores e dias felizes!

    ResponderExcluir